TOP 7 hábitos alimentares que aumentam a ansiedade

de Julia Moretto 0

Se você sofre de ansiedade, a última coisa que precisa é ingerir alimentos que agravem essa situação. Se você é muito estressado, confira 7 hábitos alimentares que devem ser evitados.

1 – Café

O café garante energia de curto prazo. No entanto, também tem um efeito sobre o cérebro que suprime a serotonina – hormônio fundamental para manter o relaxamento. Como é um estimulante, você pode achar que um café da tarde ou à noite vai mantê-lo acordado. Ele também é um diurético, o que significa mais idas ao banheiro. Beber menos café ajuda a economizar tempo e a permanecer positivo.

2 – Açúcar

O açúcar está em toda parte e o corpo precisa de glicose como combustível. Os picos de açúcar no sangue podem resultar na ansiedade. Esses lotes de açúcar podem ser obtidos através de leite e frutas. 

3 – Álcool

Seria muito bom para ser verdade se o álcool pudesse ser considerado um elemento que melhorasse o humor. A má notícia é que o bom humor, perda de inibições e a confiança creditados ao álcool, fazem parte de um evento passageiro. A longo prazo, o álcool tende a bloquear a serotonina no cérebro que ajuda a regular o seu humor e impedi-lo de desenvolver pensamentos ansiosos.

Se você está se sentindo ansioso, não beba para se acalmar porque ele vai agravar os sintomas de ansiedade“, explicou Desiree Nielsen, nutricionista e autor de Un-junk.

4 – Fritura

Todos alimentos fritos e altamente processados, além de produtos lácteos e sobremesas doces, apenas aumentam a depressão e a ansiedade. Este foi o resultado de um estudo que descobriu que as pessoas viciadas neste tipo de dieta tiveram cerca de 58% de mais chance de desenvolverem depressão. Todos os produtos químicos nestes alimentos elevam os níveis de açúcar no sangue. 

5 – Grãos refinados

Pães refinados e outros alimentos brancos contêm conservantes, açúcar e gorduras. Além disso, todas as vitaminas e minerais naturais foram retirados da farinha no processamento e cozimento. É incrível pensar que há cem anos não houve mudança nesse quadro.

6 – Sal

Quando você sofre de ansiedade, precisa reduzir toda a pressão. Ao ingerir um lanche salgado, está fazendo o trabalho oposto. O sal excedente está aumentando seus níveis de pressão arterial e seu coração tem que trabalhar ainda mais. Isso libera mais adrenalina e a tensão dispara.

7 – Pular refeições

Se você pular o almoço ou outras refeições, você está pedindo para ter problemas de ansiedade e irritabilidade.

Outro problema é quando você consome muitos carboidratos e pouca proteína na hora do almoço. É necessário cerca de 25 gramas de proteína no café da manhã para evitar esses níveis de açúcar no sangue. Basta adicionar um ovo, iogurte grego ou um pouco de queijo para evitar esse problema. Os pesquisadores estão estudando a possível ligação entre distúrbios de estômago e humor.

Você pode ingerir alguns alimentos para prevenir a ansiedade como espinafre, aveia, salmão, chocolate amargo, espargos, abacate, laranjas, amêndoas e grãos integrais.

[ Life Hack ] [ Foto: Reprodução / Life Hack ]

Jornal Ciência