Piadas machistas deixam as mulheres piores na direção por conta da ansiedade, dizem cientistas

de Gustavo Teixera 0

Muitas piadas machistas são feitas com mulheres que encontram dificuldade em compreender um mapa.

 

Agora os cientistas descobriram que essa atitude deixa as mulheres tão nervosas, que muitas ficaram susceptíveis a evitar mapas completamente. Eles dizem que as mulheres são mais propensas à ansiedade quando se tratava de navegação, consciência espacial e visualização, tudo por causa do estereótipo de que essas habilidades são mais “masculinas”.

 

As competências espaciais, desde a navegação até a montagem de móveis, têm sido associadas ao sucesso nas profissões de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Mas as pessoas diferem consideravelmente nessas habilidades e os pesquisadores acham que isso pode ser parcialmente devido à ansiedade.

 

Os pesquisadores, do King’s College de Londres, pesquisaram 1.400 conjuntos de gêmeos de gêneros diferentes com idades entre 19 a 21 anos, pedindo-lhes para registrar seus níveis de ansiedade de um a cinco. Eles foram perguntados quão estressante foi tentar achar um novo atalho sem um mapa, seguindo as instruções de alguém e encontrar o caminho em torno de algumas ruas.

Os pesquisadores descobriram que a ansiedade “significativamente mais alta” nas gêmeas do sexo feminino está relacionada às habilidades de matemática e navegação. O estudo, publicado na revista Scientific Reports, afirma: “As mulheres que valorizam a matemática, e estão familiarizadas com o estereótipo social que as mulheres tendem a não ser tão boas quanto os homens em matemática, tendem a ser as mais sensíveis à pressão do estereótipo de gênero e a sentirem-se ansiosas por isso”.

 

A situação é diferente quando fatores genéticos isolados são considerados. O estudo descobriu que homens e mulheres compartilham genes semelhantes para a ansiedade espacial e matemática, que causam cerca de 37% do nervosismo de navegação em ambos os sexos e 30% para tarefas de visualização.

 

Pensa-se que os genes causem isso por interromper o sistema do cérebro para a memória de trabalho visual. Ambientes não compartilhados parecem explicar o resto das diferenças entre as pessoas na ansiedade espacial, que são ambientes em que os gêmeos criados na mesma família não compartilham.

 

Por exemplo, ações não compartilhadas, como dirigir, andar de bicicleta ou jogar jogos de computador podem ser particularmente relevantes para a ansiedade espacial. Entretanto as mulheres eram até 5,5% mais prováveis de serem ansiosas em todos os domínios.

 

Margherita Malanchini, do King’s College, disse: “Para as crianças com um maior risco genético de ansiedade matemática, intervenções destinadas a aumentar a motivação e fornecer feedback positivo podem ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar o desempenho nesta área

[ Fonte: Daily Mail ]

[ Foto: Reprodução / Matrony ]

Jornal Ciência