Direita ou esquerda? Saiba por que os países dirigem de lados diferentes

de Julia Moretto 0

Independentemente de você dirigir ou não, já deve ter ouvido que em alguns países, a ordem de circulação é inversa. Inglaterra, África do Sul, Austrália, Índia, Indonésia, Irlanda, Jamaica, Japão, Nova Zelândia são alguns países que dirigem do lado contrário ao nosso.

Mas por que alguns países são diferentes? Por trás dessa mudança há um panorama histórico. De acordo com alguns registros, por mais que o lado direito seja atualmente o mais usado, o lado esquerdo foi o primeiro a ser escolhido.

Os romanos

De acordo com evidências arqueológicas, os romanos foram os primeiros a criar uma ordem para o trânsito. Durante a expansão do Império Romano, diversas estradas foram construídas na Europa e foi necessário estabelecer regras de condução.

Em 1998, pesquisadores encontraram uma estrada que era ligada a uma pedreira em Swindon, na Inglaterra. Ao estudar o local, concluíram que o lado esquerdo da pista tinha sofrido maior desgaste, mostrando ser sua principal via de acesso. Não é possível saber o porquê os romanos tiveram essa escolha, mas acredita-se que seja pelo mesmo motivo de a prática ter sido mantida no período da Idade Média.

As estradas não apresentavam segurança aos viajantes. Isso fez com que os pesquisadores acreditassem que o lado esquerdo foi adotado para que as pessoas destras que viajavam através de cavalos, conseguissem se defender mais maior facilidade sempre que precisassem.

A ideia não deu muito certo e em 1300 o Papa Bonifácio VIII decidiu que todos os peregrinos a caminho de Roma tinham que seguir a regra estabelecida pelos romanos durante todo o trajeto. Depois disso, a lei permaneceu no Ocidente até o final do século 17.

Os americanos

No século 18, os americanos decidiram mudar essa regra devido ao tipo de veículo usado na época.

As carruagens guiadas por cavalos ocupavam toda a estrada, obrigando outras pessoas a escolherem o lado que os carroceiros escolhiam. Como as carruagens não disponibilizavam assentos, os motoristas sentavam no próprio cavalo – mais à esquerda – para controlar o animal.

Isso fez com que o motorista tivesse mais facilidade de ocupar o lado direito da estrada. O motorista que montava o cavalo à esquerda também tinha maior visibilidade da rodovia, além de ter mais controle sobre o trânsito.

Esse sistema foi ganhando cada vez mais adeptos. No final do século 18, a Pensilvânia decretou que a circulação do lado direito era oficial. A lei se espalhou rapidamente para o restante dos Estados Unidos e Canadá.

Os franceses e os britânicos

Já na Europa, a mudança começou na França. Algumas pessoas acreditam que a razão para a França abandonar o trânsito do lado esquerdo foi o fato de não querer obedecer ao decreto do Papa. Para outras pessoas, a mudança aconteceu porque eles não queriam seguir a mesma regra da Inglaterra.

Já outros acham que foi ideia de Napoleão Bonaparte – que de fato espalhou essa opção pelos países que conquistou.

A Inglaterra continuou usando o lado esquerdo das estradas pois as grandes carruagens de estilo americano não conseguiam passar nas estreitas ruas de Londres e outras cidades britânicas. Em 1756, dirigir no lado esquerdo da rua passou a ser lei na Inglaterra.

Fonte: World Standarts Fotos: Reprodução / World Standarts

Jornal Ciência