Ouvir música ao volante pode reduzir a concentração e diminuir tempo de reação, sugere estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Pesquisadores do Instituto de Audição do University College London (UCL) descobriram que uma simples mudança de direção do olhar, mesmo a poucos graus de distância, para uma fonte sonora pode ter um efeito profundo na atividade cerebral.

Eles analisaram a atividade cerebral de voluntários enquanto estes se concentravam em sons e descobriram que os participantes apresentaram tempos de reação mais lentos e maior estresse mental.

Logo, concluíram que ouvir música durante a condução de um veículo pode ter um impacto sério na capacidade de concentração de uma pessoa. Com informações do Daily Mail.

Os cientistas por trás do estudo acreditam que o efeito poderia ser ainda maior quando em maior estresse, bem como em pessoas mais velhas ou com dificuldades auditivas.

Eles sugerem que isso ocorre porque o cérebro está projetado para esperar a direção de nosso olhar e audição para se alinhar ao que acontece. A ideia de que podemos nos concentrar em sons de forma separada da visão é apenas uma ilusão, segundo os pesquisadores.

ouvir-musica-dirigindo_1

O estudo foi projetado dentro de um ambiente de laboratório controlado, a fim de recriar uma situação de audição diária simples: tentar seguir um único som a partir de uma mistura de vários. 

“O efeito prejudicial no comportamento de nossos participantes foi relativamente pequeno, mas consistente e significativo”, explicou Dr. Ulrich Pomper, principal autor do estudo. “O que nos surpreendeu foram as mudanças grandes e muito específicas na atividade cerebral.

“Se as pessoas estão, por exemplo, cansadas, estressadas, ou envolvidas em tarefas mais complexas, esperamos que esse efeito seja muito mais forte”, disse. “O mesmo vale para pessoas idosas ou com deficiência auditiva”.

“Pode ser difícil neutralizar esse efeito, já que os mecanismos que os produzem no cérebro são muito complicados. O que é importante é que as pessoas estejam conscientes de que, de forma contraintuitiva, existe o custo de não olhar para onde estamos ouvindo e evitar isso, se possível”, acrescentou.

Para o estudo, 19 participantes ficaram sentados de frente para três alto-falantes dispostos em uma sala escura e insonorizada. Então, foram instruídos a seguir os sons de apenas um alto-falante enquanto ignoravam os outros dois. Ao mesmo tempo, eram direcionados a olhar o alto-falante seguido ou um dos outros dois sonoramente ignorados.

Uma câmera especial foi usada para confirmar se os participantes estavam olhando na direção solicitada. À medida que se concentravam, as atividades cerebrais eram medidas por meio eletroencefalografia (EEG).

Os pesquisadores descobriram que os tempos de reação dos participantes eram mais lentos quando instruídos a desviar a atenção do alto-falante que estavam ouvindo. E isso também foi acompanhado de um aumento na atividade cerebral, o que significa que eles estavam precisando se concentrar mais.

Quando questionado sobre alguma situação específica em que isso poderia ser um problema, Dr. Pomper afirmou que, além da música, “dirigir enquanto conversa com alguém sentado ao lado ou atrás pode ser um bom exemplo”.

“No trânsito em geral, também como pedestre, pode afetar essa habilidade de ouvir uma determinada coisa que está procurando”, explicou. “Por exemplo, ao atravessar uma rua, é preciso ouvir os carros que se aproximam pela esquerda, mesmo enquanto estamos olhando para a direita”. As descobertas do estudo foram publicadas recentemente na revista Scientific Reports.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência