Vídeo: momento em que adolescente perde o controle do carro enquanto fala no celular

de Merelyn Cerqueira 0

Tirar a carteira de motorista e assumir o controle de um carro são considerados verdadeiros ritos de passagens para os jovens. No entanto, o que, em teoria, deveria ser considerado útil e até mesmo divertido, pode ser mortal para os pilotos mais distraídos. Dessa forma, um vídeo publicado recentemente no YouTube ilustrou os perigos da utilização de celulares durante a condução de um veículo.

 

Segundo o Mail Online, um recente estudo realizado pela AAA Foundation for Traffic revelou que quase 60% dos acidentes de carro causados por adolescentes envolvem desatenção ao volante e 15% são causados pela distração dos motoristas com os passageiros. Além disso, a pesquisa mostrou que cada vez mais jovens motoristas digitam mensagens de texto ou posts em redes sociais durante a condução.

 

Só nos Estados Unidos, nos últimos cinco anos, mais de 5 mil pessoas foram mortas em acidentes envolvendo motoristas com idades entre 16 e 19 anos, registrando um aumento de cerca de 16%. Uma pesquisa realizada recentemente no Reino Unido, pela marca de pneus Goodyear, revelou que 23% dos jovens condutores passou por um quase ou completo acidente, em razão de distrações. Um total de 18% afirmou que a perda de foco foi a causa, enquanto que 42% foram motivados pelo uso de celulares ao volante.

momento-que-jovem-perde-o-controle-do-celular_1

Para além da tentação tecnológica, a pesquisa constatou que os cuidados pessoais também são a causa de acidentes entre os jovens. Cerca de 13% admitiram aplicar maquiagens ao volante e 11% usam esse momento para dar uma ajeitada no cabelo. Os passageiros também receberam uma parcela de culpa pela distração dos motoristas. O estudo descobriu que quase um quarto dos jovens motoristas, entre 17 e 25 anos, dirigem de forma diferente quando estão com amigos no carro.

momento-que-jovem-perde-o-controle-do-celular_2

Assim, ao estudar mais de 2 mil vídeos feitos por câmeras colocadas nos carros, entre 2007 e 2012, entre elas o da adolescente citada no início da matéria, a AAA Foundation for Traffic descobriu que 15% dos acidentes foram causados enquanto os motoristas conversavam com os passageiros. Outros 12% pelo uso de celulares para envio de mensagens de texto. Cerca de 11% por rádios ou aparelhos de navegação.

 

Segundo o diretor de pesquisa da fundação, Jurek Grabowski, “todos os dias, durante o verão, uma média de 10 pessoas morrem em resultado de ferimentos causados por acidentes de carro envolvendo motoristas jovens”, disse. De acordo com ele, essa nova pesquisa mostra que a distração continua sendo a principal causa.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência