Quando olhamos para tela de nosso celular, podemos identificar, geralmente ao lado das barras de sinal, estranhos grupos de letras e números que mudam conforme nos movemos: GSM, GPRS, 3G e 4G. Mas, o que eles significam?
Basicamente, não estão diretamente relacionados ao celular, mas sim com a qualidade das antenas e cobertura da rede das empresas de telecomunicação que nos fornecem acesso.
“GSM” e “GPRS”
Estes significam que podemos estar usando algumas das mais antigas tecnologias de dados que existem na Terra. Basicamente, uma tecnologia que não permite um acesso acelerado, e quase incapaz de carregar dados.
Logo, só funcionam mesmo para aplicativos que consomem poucos dados, como o WhatsApp (desconsiderando envio e recebimento de mídias) ou semelhantes. Ambas, GMS e GPRS, aparecem quando estamos em uma área sem muita recepção costumam ter uma velocidade média de 0,053 Mbps.
“E”
Se a letra “E” aparecer, isso significa que o sinal de cobertura já é melhor do que as anteriores, embora ainda não seja muito rápido.
A velocidade média aqui é de 0,217 Mbps, algo considerado muito lento se a sua intenção é abrir páginas ou aplicativos mais pesados.
Sendo assim, nem pense que poderá baixar fotos ou outros tipos de mídia. O acesso aqui também será limitado ao WhatsApp e semelhantes.
“HSPA+” ou “H+”
Melhor do que a tecnologia “E”, estes estão mais próximos da família 3G. Os downloads de mídia para este caso já são considerados mais decentes, uma vez que operam a uma velocidade de 7,2 Mbps.
“3G”
Velho conhecido nosso, quando ele aparece, podemos desfrutar de uma internet de alta velocidade. A maioria dos telefones suporta esse tipo de tecnologia, e para alguns deles, ela é o limite.
A velocidade média de acesso aqui é de até 168 Mbps, tendo saltos quantitativos e qualitativos, dependendo da operadora.
“4G”
Disponível apenas em modelos de smartphones mais modernos, o 4G é o que nos permite navegar como se estivéssemos utilizando o Wi-Fi de casa. Ele pode chegar até 3.900 Mbps nos melhores celulares.
No entanto, se você utiliza um modelo antigo e nota que sua velocidade em 4G não é tão boa, é porque ele não suporta a tecnologia oferecida, portanto, não poderá navegar na velocidade contratada.
Fonte: Dazzling Fotos: Reprodução / Dazzling