Confira o código que ajuda a dar carga extra de 16% na bateria do celular

de Gustavo Teixera 0

As baterias de Smartphones, quando não são carregadas, acabam deixando você na mão. Muitos têm que carregar o celular todos os dias, e alguns tipos de invenções com hidrogênio, alumínio e fontes de energia solar não ajudam muito.Mas, pesquisadores da Universidade de Purdue, nos EUA criaram uma ferramenta nova para os usuários de smartphones Android que reduz o consumo de bateria.

 

Os pesquisadores, em parceria com a Intel, estudaram o uso de 2.000 smartphones Samsung Galaxy S3 e S4 com diversas operadoras de 61 países.Foi descoberto que 45,9% do consumo da bateria acontece quando as telas dos smartphones estão desligadas.

 

Além disso, 28,9% do consumo de bateria acontece devido a aplicativos que trabalham em segundo plano no dispositivo. Nem todos aplicativos são importantes para o funcionamento do celular e de acordo com os pesquisadores a maior parte do descarregamento da bateria acontece em erros de aplicativos que ficam em segundo plano.

 

Quando a tela está desligada, o hardware do telefone deve entrar em estado de sono, consumindo pouca bateria. Aplicativos acordam o telefone periodicamente para fazer coisas úteis, mas, em seguida, eles devem deixar o telefone voltar a dormir. Eles não estão deixando o telefone fazer isso por causa de erros de software e, especificamente, devido ao uso incorreto de interfaces de programação de controle de energia no Android chamados wakelocks”, disseram os pesquisadores.

 

Os pesquisadores apresentaram um documento na Association for Computing Machinery MobiCom 2015 em Paris que detalhava a solução a partir de um código para o problema, chamado HUSHEle funciona através da identificação dos aplicativos mais importantes para o usuário do smartphone. Os pesquisadores estimam que o HUSH pode reduzir o consumo de bateria em até 15,7%.

 

Eles disponibilizaram o código no site GitHub e como ele ainda não está em formato de aplicativo, é preciso saber compilar para usá-lo.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência