TOP 10 funções escondidas no seu Android

de Gustavo Teixera 0

Celulares com o sistema Android podem conter várias funções escondidas e para descobri-las é preciso de tempo e um pouco de curiosidade. Alguns desses recursos permitem acessar o Whatsapp a partir de um celular de um amigo, colocar mensagens na tela de bloqueio e encontrar jogos secretos. Confira algumas dicas válidas de funções escondidas para Android 7.0 Nougat e Android 6.0 Marshmallow.

 

1 – Jogos escondidos

funcoes-escondidas-android

O Android traz um jogo Easter Egg escondido em cada nova versão. Para acessa-lo vá em “Configurar”, “Sobre o telefone” dê três toques rápidos em cima de “Versão do Android”. No modelo Marshmellow, vai ter a letra M, no Nougat aparecerá a letra N. Aperte rapidamente essa área e depois dê um toque longo sobre ela.

 

2 – Acessar seus aplicativos em outro celular

funcoes-escondidas-android_2

O Android fornece um recurso chamado recurso de usuário convidado, que permite acessar arquivos e aplicativos utilizando outro smartphone. Para fazer tal função é preciso ir em “Configurar”, “Usuários” e tocar sobre a opção “Convidado”. Fazendo isso o sistema alternará para um usuário limpo, mas com os aplicativos instalados no smartphone. Depois, só é preciso logar na conta do Google e acessar as informações desejadas.

 

3 – Ver exatamente o quanto de bateria resta

funcoes-escondidas-android_4

O percentual de bateria mostrado nos celulares nem sempre acerta a energia que os smartphones ainda têm. Para saber quanto tempo falta até o celular desligar vá em “Configurar”, “Bateria”. Nessa opção o Android mostra quanto tempo de bateria ainda tem e indica o consumo em particular de cada aplicativo.

 

4 – Ativar o modo econômico de bateria

funcoes-escondidas-android_4

O modo de economia da bateria pode reduzir o consumo em até 30%. Isso acontece pois é feita a redução do desempenho, nível de vibração, serviços de localização e aplicativos que funcionam em segundo plano. Para ativar tal função, vá em “Configurar, “Bateria”, clique no ícone do menu e selecione a opção “economia de bateria”. Mude a chave para ativar esse recurso, e a partir daí o consumo de bateria será reduzido.

 

5 – Inserir mensagem na tela de bloqueio

funcoes-escondidas-android_5

Para inserir uma mensagem na tela de bloqueio é preciso ir em “Configurar”, “Segurança” e “Mensagem de bloqueio”. Insira qualquer mensagem que quiser para aparecer na tela de bloqueio. Aconselha-se colocar uma informação que em caso de perda, ajude na localização do celular.

 

6 – Encriptar arquivos do telefone

funcoes-escondidas-android_6

Para proteger os arquivos de seu smartphone, é preciso encriptá-los. Para fazer isso vá em “Configurar”, Segurança” e procura a opção “Codificação”. Clique em “Codificar telefone” e em seguida pressione o botão com a mesma opção. Vale ressaltar que para fazer isso é preciso estar com 100% de bateria e que o celular fique conectado ao carregador.

 

7 – Deixar celular debloqueado enquanto estiver com ele

funcoes-escondidas-android_7

Desbloquear um celular a todo momento pode ser algo irritante. Para isso não acontecer a todo instante, é preciso ativar a opção Smart Lock, uma ferramenta que identifica quando o aparelho está próximo ao dono, devido a indicadores de confiança.

 

8 – Configurar links para abrir em página da web ao invés de abrir com aplicativos

funcoes-escondidas-android_8

Nos smartphones, clicar em algum link faz com que o Android abra o conteúdo utilizando algum aplicativo. Mas, muitas vezes seria melhor se o link fosse aberto direto no navegador. Para fazer isso, é preciso ir no menu e depois “Configurar”, “Aplicativos” e clique no ícone de engrenagem. Vá em “Links do app”, escolha o aplicativo que deseja usar para abrir links e pressione o botão “Limpar padrões”.

 

9 – Bloquear notificações de aplicativos específicos

funcoes-escondidas-android_8

Desativar as notificações de alguns aplicativos pode ser bom para evitar alertas excessivos. Para realizar tal função, vá em “Configurar”, “Som e notificações”, e vá para o menu “Notificações de apps”. Vai aparecer uma lista com todos aplicativos instalados. Clique nos aplicativos que deseja silenciar ative a chave para “Bloquear tudo”. Fazendo isso você não receberá mais notificações indesejadas.

 

10 – Visualizar notificações antigas

funcoes-escondidas-android_10

Para ver notificações antigas, é preciso usar o widget de configurações do Android para ver na tela inicial o registro de todas as ações realizadas pelo celular. Para fazer isso vá em “Widgets”, ache o aplicativo “Configurar” e o coloque para dentro da tela. Vá em “Registro de notificação” e selecione essa opção.

[ Tech tudo ] [ Foto: Reprodução / Flickr / Raquel Freire ]

Jornal Ciência