Proteja seu pet do barulho dos fogos de artifício com um truque simples

de Julia Moretto 0

Quem tem um animal de estimação sabe como ele pode sofrer muito com barulhos de explosivos, como os fogos de artificio. Para amenizar o sofrimento do seu pet, foi criada uma solução simples chamada de Tellington Touch.

Esse método se baseia na informação de que animais que possuem esse tipo de pavor também têm grande sensibilidade nas regiões traseiras, patas e orelhas. A técnica consiste em atar seu cão com um pano para que a circulação sanguínea das regiões periféricas do corpo seja estimulada, amenizando as tensões localizadas no dorso do animal e diminuindo sua irritabilidade.

pet-barulho-de-fogos-de-artificio_01

Amarre seu cachorro de forma que a faixa englobe o peito e o dorso – formando um oito – e finalize dando um nó na região traseira. É preciso verificar se a faixa não está sobre a coluna.

pet-barulho-de-fogos-de-artificio_02

Por que funciona?

O ato de “amarrar” seu cachorro dessa forma ativa o sistema nervoso, que recebe a informação sensorial e a envia ao cérebro, deixando-o mais calmo. Conforme o corpo sente a pressão das faixas, suas emoções entram em harmonia, fazendo com que o animal se sinta mais seguro e possa enfrentar momentos de pânico.

pet-barulho-de-fogos-de-artificio_03

De acordo com Helena Truksa, bióloga com foco em psicologia e especializada em comportamento animal da Ethos Animal, a técnica funciona, mas não pode ser considerada a solução para o problema. Ainda mais porque há a questão do nível da fobia que o animal possui e isso varia de acordo com cada pet.

Contudo, ela complementa dizendo que “os cães se sentem mais seguros em locais pequenos e apertados, e as faixas e camisetas desenvolvidas com essa finalidade, simulam essa sensação”.

Quem criou?

De acordo com uma publicação no site The Ann Arbor News, a técnica Tellington Touch foi desenvolvida por Linda Tellington-Jones, que inicialmente aplicava esse método em cavalos. Atualmente, o procedimento é utilizado no mundo todo para amenizar fobias e traumas em outros animais, como cães.

[ SOS Solteiros ] [ Fotos: Reprodução / SOS Solteiros ]

Jornal Ciência