Tyler Norris-Sayers, da cidade britânica de Burnley, quase perdeu a visão do olho direito após ser atingido por fogos de artifício. O estudante de 10 anos sofreu queimaduras na face no acidente ocorrido durante uma comemoração festiva no Clube Ferroviário Rosegrove.

Sua mãe, Nicola Sayers, de 38 anos, não culpou ninguém pelo que descreveu como um “acidente esquisito”: “Obviamente acidentes acontecem, mas eu diria a outros pais para cuidarem de seus filhos, especialmente perto de fogos de artifício. Eu não culpo o clube ou os organizadores de qualquer maneira, eu aconselharia os outros a terem cuidado extra quando forem assistir à queima fogos de artifício“, disse.

Pessoas que estavam assistindo às exibições em Burnley, trataram Tyler com gelo antes dos paramédicos assumirem o controle da situação. A enfermeira Billie Jolly, que não estava trabalhando na ocasião, foi a pessoa que se apressou para ajudar Tyler ainda no clube.

quase-perde-a-visa-por-fogos-de-artificio

Médicos disseram que ainda não sabem se a visão de Tyler será afetada, mas os dutos lacrimais do jovem foram prejudicados, e ele diz que só pode enxergar luz e vultos. “Estávamos juntos um ao lado do outro atrás da barreira de segurança e de repente os fogos de artifício pareciam explodir. Foi quando foram disparados e entraram na multidão, derrubando Tyler no chão”, comentou Nicola.

Tyler foi levado às pressas para a Royal Infirmary de Blackburn depois do acidente no clube. O jovem passou um tempo no Royal Manchester Children’s Hospital, na unidade de queimaduras e sua mãe manteve vigília constante desde o acidente.

“Tyler tem sido muito corajoso e mantivemos o ânimo. Ele sabe o que aconteceu com ele e nós lhe contamos tudo o que os médicos disseram“, disse Nicola, após o filho receber alta do hospital. Mas os médicos não conseguiram examinar seu olho porque estava muito inchado, então envolveram a ferida em uma membrana especial permitindo que células estaminais cresçam de volta.

Os dutos lacrimais de Tyler foram danificados e também não há umidade suficiente em seu olho para ajudá-lo na recuperação. Médicos dizem que, se a membrana não funcionar para reparar o olho, Tyler terá que fazer uma cirurgia para corrigi-lo”, acrescentou Nicola.

Uma mulher de 60 anos e uma menina de oito anos também foram feridas durante o acidente. A Polícia de Burnley iniciou uma investigação, mas enviaram o incidente para o condado de Lancashire County.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência