Youtuber choca ao coloca raposa de estimação em dieta vegana e é acusada de maus-tratos por internautas

de Merelyn Cerqueira 0

Sonia Sae, uma blogueira vegana de Barcelona, Espanha, ​​desde 2014 possuiu uma raposa feneco, chamada Jumanji, que resgatou de um criador.

Com mais de 12 mil seguidores no Instagram e um canal com média de 20 mil visualizações no YouTube, ela é conhecida por seu ativismo a favor dos animais e o veganismo.

No entanto, ela recentemente provocou sua própria audiência após revelar ter colocado o feneco de estimação em uma dieta vegana, consistida apenas de comida para gatos, que afirma ser perfeitamente saudável.

Ela foi acusada de maus-tratos contra os animais e criticada por passar por cima de tudo que acredita e dissemina, segundo informações do Daily Mail.

Sonia afirmou que salvou Jumanji de um criador em 2014 e, desde então, o tem alimentando com uma dieta vegana, que consiste principalmente em alimentos para gatos. O problema, no entanto, é que isso vai contra a dieta natural da espécie.

O feneco, também conhecido como raposa-do-deserto, é um animal de ordem carnívora, com a maior parte de sua dieta sendo constituída de insetos, pequenos animais e ovos, embora também comam alimentos à base de plantas.

Logo, é totalmente aceitável que sabendo destas informações, Sonia tenha se tornado alvo de críticas pesadas após anunciar que Jumanji estava em uma dieta vegana. Muitos usuários acusaram-na de colocar o animal em risco de uma série de problemas de saúde.

Uma vez que compartilha regularmente fotos de Jumanji, é possível ver a aparência desnutrida do animal. Em um dos vídeos, ela chega a mencionar que ele tem enfrentado problemas de saúde, incluído perda de peso, perda de pelo e cegueira parcial.

Dado o conhecimento geral da dieta da raposa, muitos usuários passaram a associar a dieta aos problemas de saúde.

Toda a história ganhou maior proporção quando uma usuária no Facebook, chamada Alice Natanya Moore, compartilhou várias fotos de Jumanji, acusando Sonia de maus-tratos.

“Sonia se recusou a ouvir especialistas consternados com o tratamento de Jumanji e que entraram em contato com ela sobre a saúde de sua raposa”, escreveu Alice em seu post, que foi compartilhado mais de 22.000 vezes.

Alice também incluiu fotos de correspondência de grupos de direitos dos animais, como Faithful Foxes e Ears.org, que também expressaram preocupações com o feneco.

Em resposta ao fluxo de mensagens de ódio que tem recebido, Sonia publicou uma mensagem no Facebook dizendo que a aparência de Jumanji foi causada por “uma alergia de pele devido ao pólen das plantas”, acrescentando que isso o afeta mais durante os meses de primavera e verão.

Em seguida, compartilhou uma série de fotos da raposa de antes e depois de ter sido colocada em sua dieta vegana atual, informando que sua alimentação inclui “todos os aminoácidos necessários para um animal carnívoro, como a taurina e a lisina”.

“Obrigado por estarem preocupados com a saúde dela sobre esse assunto. Ela está em boa forma, seus exames de sangue estão bem. Ele é saudável, brincalhona e não demostrou sinais de desnutrição por cerca de 3 anos”, escreveu ela.

Em outra publicação, ela argumentou que alimentar um animal com carne é, para todos os efeitos, “abuso animal”, uma vez tratam-se de criaturas mortas, não se importando assim se a carne faz ou não parte do ciclo natural das espécies.

Em um dos vídeos, ela mostrou Jumanji andando pela casa, a fim de provar que estava perfeitamente saudável. No entanto, os usuários a acusaram de usar uma raposa diferente.

“Estou preparando um vídeo para explicar tudo e acabar de vez com todas as mentiras que algumas pessoas estão espalhando sobre toda essa situação. Também vou incluir exames de sangue atualizados, explicando sua história e etc”, escreveu ela.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência