Youtuber é condenado a 15 meses de prisão após dar biscoito recheado com pasta de dente para morador de rua

de Otto Valverde 0

O youtuber ReSet foi condenado após fazer uma “brincadeira” que desagradou e deixou muitos internautas revoltados.

ReSet foi condenado a pagar uma indenização de 20 mil euros (aproximadamente R$ 87 mil) pelos danos morais que cometeu contra o morador de rua.

Além disso, a justiça ordenou prisão de 15 meses, mas a pena não será de fato executada por não ter antecedentes criminais.

Kanghua Ren, mais conhecido como ReSet. Foto: Reprodução / YouTube

ReSet, que na verdade chama-se Kanghua Ren, recebeu um desafio de um de seus seguidores para colocar recheio de pasta de dente em bolachas e oferecê-las para moradores de rua que estariam famintos. Ele, resolveu aceitar a ideia.

O vídeo controverso foi publicado em janeiro de 2017, e foi retirado do ar pouco tempo depois, após tornar-se viral. Nele, ReSet mostra todo o processo para executar o plano, bem como a doação de 20 euros que fazia juntamente com o pacote de bolachas.

Foto: Reprodução/ YouTube

As imagens foram gravadas nas ruas de Barcelona, na Espanha, onde o youtuber mora.

O morador de rua, ao comer a bolacha, começou a vomitar. À época, declarou ao jornal El País que se sentiu humilhado com a situação:


Nunca fui tratado tão mal enquanto morava na rua”, disse.


Após apagar o vídeo, Ren sentiu necessidade de limpar sua imagem pela “brincadeira” e fez vídeos mostrando que visitou o morador de rua duas vezes para dizer que a internet exagera ao reagir sobre piadas, mas o fato foi um verdadeiro “tiro no pé” e ele gerou ainda mais revolta. 

Ren é chinês, mas foi criado em Barcelona. Em sua defesa, ele disse que tudo não passou de “brincadeiras”. Na época em que foi publicado, a imprensa descobriu que ele ganhou 2 mil euros (cerca de R$ 8,7 mil) com o vídeo, através de publicidades do YouTube. 

O YouTube se manifesta

De acordo com a rede social, Ren foi banido da plataforma por, no mínimo, 5 anos, mesmo tendo mais de 1,2 milhão de pessoas que seguiam seu canal.

Além disso, o YouTube proibiu que ele tente fazer qualquer outro canal durante esse tempo.

Jornal Ciência