Os desodorantes podem causar câncer? Youtuber fica um ano sem usá-los por medo

de Merelyn Cerqueira 0

Passar desodorante é parte da rotina diária de muita gente, bem como escovar os dentes e colocar roupas limpas.

No entanto, uma Youtuber chamada Elyse Brautigam, 22 anos, do Havaí, resolver fazer um teste. Ela queria descobrir o que aconteceria se deixasse de usar desodorante por um ano. Há se de ressaltar que sua experiência, que começou em outubro de 2015, ocorreu no clima quente do Havaí, e que Elyse é uma dessas pessoas aficionadas por academia. Além disso, para todos os efeitos, a jovem sua como quase todos nós.

Para garantir um melhor cenário para sua experiência, ela passou a se alimentar apenas de alimentos crus, além de seguir uma dieta vegana. Em um relato sobre o experimento ela explicou o porquê da decisão. “Seu corpo começa a cheirar conforme os alimentos que você coloca dentro dele”, disse. “Meus hormônios agora estão mais equilibrados e o odor do corpo mudou”.

A motivação inicial que a levou à decisão de interromper o uso de desodorante, foi o seu medo de o produto estar relacionado com casos de câncer de mama. Recentemente, um estudo realizado por pesquisadores em Genebra, na Suíça, sugeriu que a exposição à longo prazo aos sais de alumínio, presente em alguns desodorantes, pode desencadear o desenvolvimento de tumores mamários metastáticos, que são capazes de se espalhar por todo o corpo.

O caso, segundo eles, é que os compostos do produto são responsáveis por bloquear temporariamente as glândulas sudoríparas, acumulando-se no tecido mamário e produzindo efeitos semelhantes aos do estrogênio.

No entanto, para a Dr.ª Sally Norton, consultora do NHS, o estudo, até o momento foi tido como inconclusivo e que “se o risco fosse, de fato, muito alto, já saberíamos sobre isso”. Ela sugeriu ainda que as pessoas não dever ficar alarmadas sobre a questão.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência