Se você é vegetariano e pensa em ter netos, é melhor mudar urgentemente sua dieta

de Julia Moretto 0

Se você pensa em ter netos, não passe a ter uma alimentação vegetariana. Uma nova pesquisa sugere que a falta de carne na dieta de um pai poderia impactar massivamente na fertilidade de seus filhos.

 

Em um estudo sobre as moscas de fruta, os cientistas descobriram que ignorar a proteína pode prejudicar as chances de seu filho engravidar. Não consumir o suficiente de nutrientes essenciais– que é encontrado em grandes quantidades em produtos de origem animal e é responsável pelo o esperma dos seus filhos – pode ser prejudicial sob o aspecto reprodutivo.

 

Pesquisadores da Universidade Monash, em Melbourne, testaram os efeitos da proteína sobre as moscas-das-frutas. Os animais, que se acredita serem semelhantes aos seres humanos, foram criados com uma dieta rica ou baixa em proteína. No entanto, ambos os grupos passaram sua idade adulta comendo níveis semelhantes de nutrientes essenciais.

 

Pesquisadores da Universidade Monash, em Melbourne, descobriram que aqueles alimentados com muita proteína produziam crianças com espermatozoides mais competitivos. O sistema imunológico foi mais fraco naqueles que consumiram uma dieta pobre em proteínas, o estudo publicado em Biology Letters.

 

Mas os processos metabólicos e reprodutivos foram aumentados em filhos de pais com uma dieta rica em proteínas. No entanto, os cientistas não têm certeza se os efeitos poderiam ser reduzidos caso a mãe comesse uma rica dieta de proteínas. Esse estudo ocorreu após uma pesquisa em dezembro que sugeriu que os homens que comem lotes da soja podem estar prejudicando suas possibilidades de serem pais.

 

Especialistas em fertilidade espanhola encontraram evidências de que os produtos químicos naturais na soja – usados​​para fazer produtos vegetarianos e veganos como o tofu – podem prejudicar o esperma. Pesquisadores na Espanha acreditavam que a questão poderia estar com fitoestrógenos, substâncias químicas que imitam hormônios femininos e são encontradas na soja.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência