Beber água usada para cozinhar batata-doce pode ajudar a emagrecer, segundo estudo

de Gustavo Teixera 0

Muitos de nós tentamos métodos da perda do peso que prometem resultados imediatos. Mas agora, pesquisadores japoneses apontam uma nova técnica de emagrecimento que poderia nos fazer esquecer essas dietas controversas.

Essa descoberta inusitada se baseia em beber a água usada para cozinhar batata-doce. Em um teste realizado em ratos de laboratório, os pesquisadores japoneses alimentaram dois grupos de camundongos com dietas ricas em gordura, dando a um, mais peptídeos de batata-doce, produzidos pela digestão enzimática de proteínas na água durante o processo de cozimento. Após 28 dias, os animais foram pesados e os seus níveis de massa hepática e tecido adiposo foram medidos. Os níveis de colesterol e triglicérides também foram mesurados, bem como a leptina, que controla a fome.

batata-doce_01

Especialistas da Organização Nacional de Pesquisa em Agricultura e Alimentação, na cidade de Tsukuba, também coletaram medições de adiponectina, que mede a síndrome metabólica. Eles descobriram que os ratos que receberam níveis mais elevados de peptídeos da batata-doce tinham peso corporal significativamente menor. Também notaram que os animais tinham níveis mais baixos de colesterol, triglicérides, leptina e adiponectina.

Nós jogamos fora enormes volumes de águas residuais que contêm proteínas de batata-doce, então teorizamos se eles poderiam afetar o peso corporal, tecido adiposo e outros fatores”, disse Dr. Koji Ishiguro, o principal pesquisador deste estudo. Encontrar usos alternativos para as proteínas de batata-doce em águas residuais poderia ser bom para o ambiente, a indústria, e também potencialmente para a saúde”, completou Ishiguro.

Nós ficamos surpresos que os peptídeos da batata-doce reduziram os níveis de moléculas de gordura nos ratos e que parece estar envolvido no controle de moléculas de supressão do apetite. Esses resultados são muito promissores, fornecendo novas opções para a utilização desta água residual em vez de descartá-la”, concluiu.

Ainda não está certo de quantos peptídeos de batata-doce foram dados aos ratos durante o período de 28 dias. No entanto, acredita-se que os resultados poderiam ser verdadeiros em seres humanos devido ao fato de que ratos são biologicamente muito semelhantes a nós. Mas os pesquisadores salientam que mais pesquisas são necessárias para determinar a ligação entre o consumo da água residual e a perda de peso. O estudo foi publicado na revista Heliyon.

[ FonteDaily Mail ]

[ Fotos: Reprodução / Public Domain Pictures / Pixabay ]

Jornal Ciência