Batata frita pode ser mais saudável do que a cozida, diz estudo

de Julia Moretto 0

Nos últimos tempos, a Ciência tem debatido sobre qual a melhor maneira de preparar alguns alimentos. Mas, recentemente, especialistas anunciaram que as batatas fritas não são tão maléficas quanto imaginamos.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Granada, Espanha, os vegetais fritos oferecem mais vantagens do que os cozidos. A única exigência é que eles sejam fritos em azeite extravirgem.

 

Os especialistas estavam estudando a dieta mediterrânea, que já foi considerada eficaz na prevenção de doenças degenerativas devido à grande quantidade de antioxidantes. Segundo os cientistas, a alimentação típica da região possui alto nível de vegetais frescos e azeite extravirgem. Além disso, esses alimentos contêm vitaminas C, E, betacarotenos e fenóis, um tipo de antioxidante.

batata-frita

Os fenóis estão presentes em diferentes vegetais crus – como batata, abóbora, berinjela e tomate. A pesquisa buscou saber se esses alimentos perdiam o antioxidante quando eram cozidos. Para isso, diversas formas de preparação foram testadas: saltear, fritar em azeite extravirgem, cozinhar em água, cozinhar em água com óleo.

 

O que foi descoberto é que a quantidade de fenóis não muda quando os vegetais são cozidos, porém, quando são fritos no azeite extravirgem – também rico em fenóis – essa substância é transferida para a comida, resultando em uma maior quantidade de antioxidantes.

 

Quando o alimento passa pelo processo de fritura, as calorias e as gorduras também aumentam. Porém, os pesquisadores acreditam que nem sempre a fritura seja ruim: o nível de fenóis é elevado mais do que em qualquer outro tipo de preparação, e o potencial antioxidante é mantido. Isso significa que a batata frita em azeite extravirgem possui maior chance de prevenir câncer, diabetes e outras doenças degenerativas do que a versão cozida.

 

É preciso salientar que os benefícios extras da batata frita analisados na pesquisa vinham de um cenário específico. Primeiramente, o azeite usado não se encontra em qualquer esquina, é considerado um tipo nobre do alimento. Em segundo lugar, as batatas e os outros alimentos eram frescos, ao contrário das congeladas que encontramos em lanchonetes e mercados.

[ Universidade de Granada ] [ Foto: Reprodução / Flickr ]

Jornal Ciência