TOP 6 frutas que ajudam na perda de peso

de Julia Moretto 0

Segundo a Organização Mundial de Saúde, devemos comer pelo menos 80 gramas de frutas e legumes diariamente. Isso nos ajuda a reduzir o risco de problemas graves de saúde. Estudos recentes também demonstraram que comer certas frutas pode ajudar na perda de peso.

1 – Melancia

futas-que-ajudam-na-perda-de-peso_06

90% do peso de uma melancia é água, por isso é uma das melhores frutas quando se trata de perder peso. Uma porção de 100 gramas contém apenas 30 calorias. É também uma grande fonte de um aminoácido chamado arginina, que ajuda na queima de gordura. Além de ajudar o corpo a se manter hidratado, a melancia vai fazer você se sentir saciado sem abusar durante as refeições.

2 – Goiaba

futas-que-ajudam-na-perda-de-peso_01

A goiabas também podem ajudar na perda de peso sem comprometer sua ingestão de nutrientes. Essa deliciosa fruta tropical é recheada de fibras, vitaminas, proteínas e sais minerais. Além disso, a goiaba contém colesterol zero e possui menos açúcar em comparação a outras frutas, como maçãs, laranjas e uvas.

3 – Maçã

futas-que-ajudam-na-perda-de-peso_02

Uma maçã por dia pode te manter longe de médicos e hospitais e ainda te ajuda a perder peso mais rapidamente. A boa notícia é que comer apenas uma maçã por dia – com a casca – proporciona ao corpo cerca de 4,4 gramas de fibra – aproximadamente um quinto da nossa necessidade diária. A maçã é fonte de uma fibra importante chamada pectina. Comer maçãs ou peras antes das refeições resulta em perda significativa de peso de acordo com um estudo publicado no Nutrition Journal.

4 – Toranja

futas-que-ajudam-na-perda-de-peso_03

Esse delicioso fruto, que é resultado da mistura do pomelo com a laranja no século 18, é também uma fantástica fonte de pectina. Contém uma grande quantidade de vitamina C, ácido fólico e potássio. As toranjas rosas e vermelhas são ricas em vitamina A e licopeno, um fitoquímico que protege paredes arteriais dos danos da oxidação. Comer metade de uma toranja cerca de 30 minutos antes das refeições diárias irá deixá-lo mais saciado, resultando em um consumo menor de alimentos e calorias.

5 – Banana

futas-que-ajudam-na-perda-de-peso_04

Considerado o lanche perfeito para antes ou depois do treino, as bananas são mais saudáveis ​​do que a maioria das barras cereais. Embora a banana média contenha 27 gramas de carboidratos, a fruta pode ajudar no bloqueio de ganho de peso, pois tem apenas 105 calorias e 3 gramas de fibra. Bananas também são usadas no tratamento de cãibras musculares e em pessoas com pressão arterial baixa, além de prevenir a acidez.

6 – Tomate

futas-que-ajudam-na-perda-de-peso_05

Não vamos esquecer que o tomate é uma fruta e não um vegetal. Esse poderoso aliado vermelho é cheio de antioxidantes e pode ajudar a reduzir a retenção de líquido. Ele também combate a resistência à leptina. Além disso, os tomates possuem pouca caloria; um tomate de médio, por exemplo, tem apenas 22 calorias e um grande, 33. Tomates também são considerados redutores do apetite, o que significa que têm grandes quantidades de água, ar e fibras.

É importante dizer que para perder peso, são necessários outros hábitos além de uma boa alimentação. Ao se exercitar e substituir alimentos de alto teor calórico (como queijo, carne ou arroz) por frutas de baixa caloria (como o tomate), você será capaz de atingir seu peso ideal. Acredite!

[ Medical Daily ] [ Fotos: Reprodução / Medical Daily ]

Jornal Ciência