Pandemia está longe de acabar e só teremos controle com uma vacina, diz diretor da OMS

de Otto Valverde 0

Pandemia está longe de acabar e só teremos controle com uma vacina, diz diretor da OMS

Nesta segunda-feira, 27, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou novamente que, ao contrário do que muitos pensam, a pandemia provocada pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, está longe de acabar.

Durante a coletiva de imprensa, que ocorreu em Genebra, na Suíça, Tedros foi enfático ao dizer que a única forma que temos de controlar o novo coronavírus é desenvolvendo uma vacina.

A OMS afirmou que existem 100 estudos avançados em diferentes países buscando encontrar a vacina. De acordo com Tedros, 7 deles já estão em fase de testes em humanos. A necessidade urgente de alguma forma de imunização leva os cientistas ao extremo desgaste, na busca por resultados.


“O desenvolvimento de uma vacina está sendo acelerado por causa dos trabalhos anteriores que a OMS e parceiros realizaram ao longo de vários anos em vacinas para outros tipos de coronavírus, incluindo a SARS e a MERS”, declarou Tedros à imprensa.


Ao todo, mais de US$ 200 milhões foram arrecadados através de uma rede de 280 mil voluntários, empresas e países para impulsionar o chamado Plano de Resposta e Preparação Estratégica, iniciativa da OMS para ajudar e defender os países mais vulneráveis e com sistemas precários de saúde.

Apesar dos esforços, a OMS ressalta que não podemos afirmar que uma pessoa contaminada e curada de Covid-19 pode ser considerada imune. Não existem evidências científicas sólidas que provem que os anticorpos encontrados sejam suficientes para impedir um novo contágio.

Foto: Reprodução / OMS

Jornal Ciência