OMS convoca reunião de emergência sobre mutações do coronavírus

As variantes com mutações encontradas na África do Sul e Reino Unido se espalharam rapidamente para 50 países.

de Otto Valverde 0

Nesta quinta-feira, (14/01), a Organização Mundial da Saúde (OMS) realizará reunião não programada de seu Comitê de Emergência. O tema principal é a situação com as mutações mais contagiosas do coronavírus.

Esse será o sexto encontro do Comitê de Emergência desde o início da pandemia de Covid-19. Originalmente, ele estava programado para ocorrer apenas daqui a duas semanas. Esta reunião ocorre a cada três meses, mas precisou ser antecipada.

Ontem, quarta-feira (13/01), Tedros Adhanom adiantou que a reunião de hoje será “por considerar questões que precisam de discussão urgente”, em comunicado oficial.

Variantes mutantes encontradas recentemente na África do Sul e no Reino Unido se espalharam com rapidez por, ao menos, 50 países, por serem mais contagiosas, mesmo não existindo evidências que sejam mais agressivas.

A OMS está preocupada com a possibilidade das mutações recentes no coronavírus ter alguma influência sobre a eficácia das vacinas que estão sendo usadas para combater o vírus e controlar a pandemia em todo o mundo.

A reunião ocorre em um momento onde infecções globais ultrapassam a incrível marca de 92 milhões e as mortes estão próximas de alcançar 2 milhões.

As mutações nestas variantes recém-descobertas só podem ser identificadas quando é feito o sequenciamento genético do vírus e isso não pode ser feito em todos os lugares por questões financeiras e de tecnologia.

Recentemente, a Fiocruz confirmou uma nova variante brasileira do coronavírus que surgiu no estado do Amazonas, após turistas japoneses terem se contaminado durante um passeio turístico na Amazônia.

Fonte(s): France 24 Foto de Capa: Divulgação / OMS

Jornal Ciência