A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de declarar nesta quarta-feira (11), estado de pandemia da doença Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.
No início do mês de março, o governo brasileiro através do Ministério da Saúde, já defendia que a OMS retirasse a classificação de epidemia, já que a contaminação era maior do que o esperado e já havia atingido todos os continentes.
Primeiro, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que é diretor-geral da OMS, declarou que a ameaça de uma pandemia por coronavírus se tornou “bastante real”. Logo após, fez vários pronunciamentos oficiais de que a doença poderia ser contida. Poucas horas depois, a OMS declarou estado de pandemia.
🚨 BREAKING 🚨
“We have therefore made the assessment that #COVID19 can be characterized as a pandemic”-@DrTedros #coronavirus pic.twitter.com/JqdsM2051A
— World Health Organization (WHO) (@WHO) March 11, 2020
O que é pandemia?
O estado de pandemia, quando declarado, significa que uma doença se espalhou em grandes proporções em cidades, estados e países. Isso significa que, oficialmente, a doença Covid-19, provocada pelo coronavírus, não está mais restrita apenas em uma área, e tomou proporções em grande escala, em uma vasta área geográfica do globo.