O incrível poder que uma banana madura tem na saúde do seu corpo

de Merelyn Cerqueira 0

A banana é uma fruta que deveria ser incluída com maior frequência em nossa dieta, uma vez que possui nutrientes indispensáveis para uma boa saúde.

Ela contém pequenas quantidades de gordura e proteína, bem como fibras, vitaminas (A, B, e C), ferro, magnésio, potássio, manganês, zinco e fluoreto. 

À medida que vai amadurecendo, a casca da banana vai sendo tomada por manchas escuras. Algumas pessoas preferem evitar frutas nestas condições, já que são mais doces e de textura pouco agradável.

No entanto, o que pouca gente sabe é que, quanto mais manchas uma banana tem, mais benefícios ela pode trazer ao organismo – especialmente ao sistema imunológico. 

banana_01

Isso não acontece apenas com as bananas. Grande parte das frutas, conforme amadurecem, sofrem alterações em seu valor nutricional, perdendo ou ganhando mais propriedades.

No caso da banana, é sabido que quanto mais maduras, maior o nível de antioxidantes em sua polpa. Além disso, o conteúdo de amido muda para açúcares simples, que são mais facilmente digeridos pelo nosso corpo.

Em um estudo feito por cientistas no Japão foram realizados experimentos associados ao consumo de diferentes frutas maduras.

Concluiu-se que a banana madura é a mais benéfica entre as frutas testadas, uma vez que tem a capacidade de aumentar o número de leucócitos no sangue, reforçando o sistema imunitário.

Outros benefícios da banana

  • Reduz a pressão arterial: é uma importante fonte de potássio, conhecido por reduzir a pressão arterial. Ela também ajuda a equilibrar os efeitos do sódio no corpo e a controlar a quantidade de fluidos. Melhora o humor: como fornece uma série de nutrientes essenciais para o bom funcionamento neurológico, a banana pode ajudar o cérebro a regular o humor, bem como funções cognitivas importantes, como foco e memória.
  • Ajuda a controlar diarreia: pode ajudar a manter o equilíbrio dos eletrólitos no corpo por ser uma fonte excelente de frutooligossacarídeos e probióticos que ajudam na conservação das bactérias benéficas do trato intestinal. Faz bem para os ossos: frutooligossacarídeos também ajudam na absorção de nutrientes essenciais como cálcio e magnésio. Logo, comer banana contribui para o fortalecimento e densidade óssea.
  • Faz bem para visão: contém alfa e betacaroteno, bem como vitamina A, a banana contribui para a proteção da retina, bem como combate a degeneração macular relacionada à idade.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência