As bananas possuem sementes?

de Merelyn Cerqueira 0

Muita gente acredita na ideia errônea de que aqueles pontinhos pretos presentes no meio da polpa da banana sejam as sementes.

O fato é que essas frutas – chamadas de partenocárpicas, tal como o abacaxi – não possuem sementes, e se formam sem fecundação. Basicamente, os pequenos pontos pretos que vemos são óvulos que não foram fecundados da flor de bananeira, segundo informações da bióloga Karlla Patrícia, do Diário de Biologia.

As bananas que apresentam sementes são aquelas encontradas em estado selvagem, que não adquiriram desenvolveram esse tipo de reprodução. Aqui no Brasil, por exemplo, elas são comumente encontradas em regiões litorâneas de Mata Atlântica.

sementes-banana_02

 A Musa balbisiana, comercializada em mercados da Indonésia, é considerada uma espécie ancestral em relação às variedades híbridas geralmente consumidas, que se reproduzem por propagação vegetativa.

sementes-banana_03

Tradicionalmente, os brotos das novas plantas surgem a partir de uma matriz. Nas bananas, eles aparecem por meio do rizoma, uma espécie de caule subterrâneo localizado na base da bananeira.

A grande vantagem deste tipo de reprodução é que a muda atinge a fase adulta em menor tempo do que as outras frutas que o fazem a partir de sementes. Já a maior desvantagem é que a todas as bananeiras serão idênticas à matriz. Isso significa que, se a planta que deu origem aos brotos estiver doente, as descendentes também estarão.

[ Fonte: Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência