Você retira o “fiapo” da banana? Ele é riquíssimo em nutrientes, faz bem à saúde e não deve ser descartado

Uma das frutas mais versáteis e famosas do mundo levanta uma questão importante sobre o hábito em retirar os “fiapos” antes de comer. Entenda por que você não deve fazer isso!

de Redação Jornal Ciência 0

Até os mais apaixonados por bananas são rápidos em arrancar as “cordinhas ou fiapos” que ficam grudados na fruta logo após retirar a casca. Não somente humanos têm este hábito. Alguns macacos parecem ter a mesma “aversão” e retiram as “cordinhas” após abrirem a fruta.

Isso incomoda a maioria das pessoas. Em geral, pensam que são partes “inúteis” da fruta ou que não devem ser consumidas. Mas, existem bons motivos para você não as retirar na hora de comer.

O que muitos não sabem é que estes “fiapos fibrosos” são surpreendentemente nutritivos e impulsionam à saúde. Na verdade, o nome correto desta cordinha que fica entre a casca e a fruta é feixe de floema.

Para quem se lembra das aulas de biologia, os nomes floema e xilema podem soar familiares. São os responsáveis pela formação de complexos tecidos que ajudam a levar nutrientes, minerais e água para todas as partes das plantas. É como se fossem as “veias ou artérias” dos vegetais.

Os floemas (as “cordinhas”) nutrem a banana com tudo o que é necessário para que a fruta possa crescer, se enriquecer de minerais, vitaminas e substâncias próprias que irão nos beneficiar nutricionalmente.

Os benefícios dos “fiapos”

Segundo pesquisa do Departamento de Agricultura dos EUA, a banana fornece inúmeros benefícios à saúde, como uma alta carga de nutrientes essenciais, fibras, potássio, vitamina B6, vitamina C, magnésio, manganês e diversos antioxidantes e fitonutrientes.

Se a banana em si é altamente benéfica, seu floema não é diferente. O Dr. Nicholas D. Gillitt, pesquisador nutricional, deu entrevista ao portal Huffington Post explicando que os fiapos têm compostos e fibras diferentes da polpa da banana.

Na prática, os fiapos promovem maior saciedade, melhoram o trânsito intestinal e diminuem o índice glicêmico da fruta que possui bastante carboidrato, o que impacta no melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.

E a casca?

Embora possa causar surpresa para alguns, já que sua textura não é tão macia quanto a da banana, além de poder deixar leve sabor amargo na boca, a casca é totalmente comestível e rica em nutrientes e minerais importantes, além de fibras.

Existem inúmeras receitas na internet que ajudam ter criatividade na hora de elaborar pratos ou aproveitar todas as cascas de forma mais saborosa e atraente ao paladar.

Banana é uma poderosa fruta

A banana possui grandes quantidades de potássio, o que ajuda reduzir e regular a pressão arterial. Isso ajuda a manter a saúde do coração e do sistema vascular do corpo.

A vitamina B6, um dos nutrientes mais importantes para a condução dos impulsos nervosos, é encontrada em grandes quantidades nas bananas. Apenas uma banana de tamanho médio pode fornecer até 33% do que uma pessoa necessita por dia desta vitamina.

Além disso, possui fator importante para a saúde mental, como a alta concentração de triptofano — precursor da formação de serotonina, famoso neurotransmissor presente no cérebro e em outras partes do corpo.

Níveis adequados de serotonina são importantes porque ajudam a evitar quadros de depressão, além estar presente em áreas cerebrais que controlam o sono, favorecendo o ciclo saudável na hora de dormir, reduzindo a insônia.

Fonte(s): IFLSCience / Food & Wine / Health Line / HuffPost Imagem de Capa: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência