Sete pequenas novas espécies de anfíbios são descobertas na Índia

de Merelyn Cerqueira 0

Após cinco anos de extensa exploração na região dos Gates Ocidentais, na Índia, pesquisadores encontraram sete novas espécies de anfíbios conhecidos como “Sapos Noturnos”.

 

As criaturas estão entre as menores do mundo, com quatro das espécies medido menos de 15 milímetros. Apesar de terem sido recentemente descobertas, cinco delas já estão em ameaça de extinção. A região dos Gates Ocidentais é conhecida por ser um ambiente de grande biodiversidade. Ao contrário dos outros sapos do gênero, que vivem em córregos, as espécies em miniatura foram encontradas sob folhas úmidas em meio à vegetação.

3D7C929200000578-4245262-image-a-9_1487688614671

Os pesquisadores ficam surpresos com a relativa abundância das espécies, anteriormente desconhecidas em seus habitats naturais. De acordo com Sonali Garg, que trabalhou no estudo, elas são localmente abundantes e bastante comuns, embora provavelmente tenham sido negligenciadas em razão do tamanho extremamente pequeno e habitats secretos.

 

Os anfíbios foram confirmados como novas espécies após análises detalhadas de DNA e sons de coaxar. Até o momento, 28 espécies de sapos noturnos eram conhecidas. Agora, com a recente descoberta, o número subiu para 35, com a adição das espécies: Radcliffe, Athirappilly, Kadalar, Sabarimala, Vijayan, Manalar e Robin Moore.

 

De acordo com os pesquisadores, a descoberta agora irá fornecer insights úteis sobre a evolução dos anfíbios nessa região particular da Índia. Na última década, os Gates Ocidentais foram palco para um aumento do número de novas espécies anfíbias encontradas. Das 1.581 mais recentes, descobertas em todo o mundo entre 2006 e 2015, o maior número foi associado à Mata Atlântica Brasileira, seguida pelos Gates Ocidentais, com 103 espécies descritas.

 

No entanto, os pesquisadores alertaram que o futuro delas já é sombrio. “Mais de 32%, ou seja, um terço, já está ameaçado de extinção”, disse o professor S.D. Biju, que liderou o estudo. “Das sete novas espécies, cinco enfrentam ameaças antropogênicas consideráveis, e exigem priorização imediata de conservação”.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência