Robô escapa de laboratório e provoca caos no trânsito em cidade na Rússia

de Merelyn Cerqueira 0

Na semana passada, um robô russo escapou de seu laboratório localizado na cidade de Perm, causando um engarrafamento na rua.

Os pesquisadores do Promobot Laboratories, a que estava, disseram que o protótipo foi projetado para interagir com humanos, respondendo perguntas e dando orientações. Logo, enquanto estava sendo submetido a exames para verificar seu novo recurso de movimento independente, acabou escapando por um portão que estava aberto.

Segundo os cientistas, o robô, chamado Promobot, estava aprendendo os algoritmos automáticos de movimentação em campos de testes, uma função que estará presente em sua próxima versão. “Nosso engenheiro se dirigiu para o campo de testes e se esqueceu de fechar as portas, então o robô escapou, dando início a sua pequena aventura”, disse o cofundador do laboratório, Oleg Kivokurtsev, à ura.ru.

Os cientistas informaram que o Promobot viajou por cerca de 50 metros para fora do portão, mas acabou parando no meio da rua, quando sua bateria acabou. Em imagens filmadas por testemunhas, o robô é visto bloqueando o tráfego de uma avenida, enquanto um oficial de trânsito faz a guarda.

 

Especula-se que a fuga do androide tenha sido um golpe de publicidade orquestrado pela empresa, que atualmente colocou alguns modelos para uso comercial na cidade, de acordo com o portal UPI.

[ UPI ] [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência