China confirma que sua Estação Espacial está fora de controle e pode cair na Terra em 2017

de Merelyn Cerqueira 0

Nomeada como Tiangong-1, a sonda foi a primeira estação espacial da China a ser lançada para a órbita da Terra. No espaço desde setembro de 2011, ela era considerada percursora de um complexo maior que seria construído em 2020.

No entanto, e após o surgimento de uma série de rumores de que o país teria perdido o controle da nave, foi confirmado que ela pode explodir em uma chuva de metal em 2017, segundo informações do jornal inglês Daily Mail.

A confirmação veio por parte de um alto funcionário do programa espacial, que deu a notícia em uma coletiva de imprensa realizada recentemente. O módulo da estação foi lançado ainda em 2011 e era esperado que, no final de sua missão, ele saísse de sua órbita e mergulhasse no oceano ou queimasse na atmosfera.

No entanto, as autoridades chinesas confirmaram que ele se dirigirá para a Terra na segunda metade de 2017. Mas, o grande problema é que ninguém sabe realmente onde seus escombros irão pousar. “Com base em nossos cálculos e análises, a maior parte irá queimar durante a queda”, disse Wu Ping, vice-diretor do escritório de engenharia espacial tripulada.

Trazer de volta uma nave espacial é uma atividade complicada, devido ao intenso calor produzido por ela no momento da reentrada descontrolada na atmosfera. A agência espacial chinesa disse que continuará a acompanhar Tiangong-1, e prometeu emitir avisos sobre potenciais colisões.

estacao-espacial-chinesa_02

O anúncio confirma os relatos anteriores de que a China poderia ter perdido o controle do veículo espacial não tripulado de 10,4 metros de comprimento, diâmetro principal de 3,35 m e massa de decolagem de 8.506 quilos. A teoria, agora confirmada, foi sugerida por Thomas Dorman, um rastreador de satélites amador. “Se estou certo, a China vai esperar até o último minuto para informar o mundo de que há um problema com sua estação espacial. Poderia ser muito ruim se essas peças caíssem em uma área povoada, mas as probabilidades são de que elas pousarão no oceano ou áreas remotas”, disse ele.

Recentemente, o país lançou sua segunda estação espacial – Tiangong 2 – a partir do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, no deserto de Gobi. Dois astronautas também estão programados para subir em uma outra nave no dia 11 de outubro, onde permanecerão por um mês. Tiangong 1 contém uma série de instrumentos de observação e detectores de ambiente espacial. Em um comunicado de 2014, os funcionários da agência afirmaram que a nave teria recolhido dados valiosos para a Ciência.

Agora, eles explicaram que uma ligação de telemetria entre o laboratório e a nave havia falhado, o que sugere que ela fará uma reentrada descontrolada para Terra no futuro. No entanto, outros especialistas afirmam ter certeza de que tais especulações não significam que a Tiangong-1 esteja totalmente fora de controle.

Enquanto ainda não têm uma maneira de medir a estabilidade da nave, os cientistas apenas esperam poder ver a taxa de diminuição de altitude. Eles afirmaram que nos últimos anos viram um decréscimo mais lento nesta altitude, o que sugere que Tiangong-1 ainda está estável.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência