Bolas gigantes de neve são encontradas na praia da Sibéria

de Julia Moretto 0

Um trecho de 18 km de praia na Rússia foi coberto por milhares de bolas de neve gigantes.

O tamanho das esferas de gelo é variado, mas algumas são maiores do que uma bola de basquete. O fenômeno aconteceu ao longo da costa de Nyda, uma cidade siberiana logo acima do Círculo Ártico.

bolas-de-gelo_02

Segundo Valery Akulov, que trabalha na administração do local, essas bolas apareceram há uma semana e meia. “Os veteranos disseram que viram este fenômeno pela primeira vez“, comentou. De acordo com os especialistas, há um mês nevou na área, essa pode ser a razão do acontecimento.

Sergei Lisenkov, secretário de imprensa do Instituto de Pesquisa do Ártico e da Antártida, disse que provavelmente as bolas de neve se formaram quando a água começou a sair da praia. Os ventos fortes que atingiram a lama permitiram a formação de novas camadas de gelo. A atividade constante do vento os moldou de forma esférica.

Em primeiro lugar, há um fenômeno natural primário, o gelo de lodo. Em seguida, uma combinação dos efeitos do vento, a configuração da costa e a temperatura. Pode ser uma combinação tão original que resulta na formação de bolas de como estas“, explicou Lisenkov.

O fenômeno foi observado em 2014, quando bolas de neve semelhantes foram encontradas na beira do Lago Michigan, um dos cinco Grandes Lagos da América do Norte.

[ IFL Science ] [ Foto: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência