Conheça a dieta “Atkins 40”: baseada no consumo elevado de proteína e gordura, promete grande perda de peso

de Merelyn Cerqueira 0

Desenvolvida nos anos 70 pelo cardiologista norte-americano Dr. Robert Atkins, a dieta, que carrega seu nome, de modo geral, abraça o consumo elevado de proteínas e gorduras, ao passo em que corta os carboidratos. Sua versão mais recente, a “Atkins 40” basicamente trabalha da mesma forma, seguindo o sistema low-carb para garantir a perda de peso, de acordo com informações da Medical Daily.

O plano de dieta consiste em quatro estágios gerais – fase de indução, perda de peso, pré-manutenção e manutenção – e a ingestão de carboidratos é gradualmente elevada, a começar pelo consumo diário de 40 gramas líquidos. Ainda, os interessados também devem limitar ou evitar o consumo de açúcar, bem como alimentos feitos com farinha branca, que são pouco nutritivos.

A dieta dispõe diferentes planos de refeição, com uma lista de alimentos considerados aceitáveis. Em Atkins 40, as pessoas poderão comer “toneladas” de legumes, bem como carnes, peixes, aves, proteínas vegetais, azeite, abacate, nozes, iogurte grego, queijo, frutas e grãos integrais.

Bebidas alcoólicas como whisky, vodca, saquê e gim também são aceitas, mas não quando misturados com outras bebidas doces, como suco, refrigerantes e afins. Conforme explicado pela vice-presidente de nutrição e educação da Atkins, Colette Heimowitz, a dieta “é baseada nos princípios da ingestão proteica, consumo adequado de gordura saudável e baixo consumo de carboidratos”.

Segundo ela, a empresa utilizou 31 estudos clínicos para concluir que uma dieta de 40 gramas de carboidratos líquidos (net carbs) por dia pode manter a queima de gorduras e ser eficaz para a perda de peso.

Ainda, o plano foi relacionado a uma melhora dos níveis de triglicérides, HDL, glicose e insulina – embora pesquisadores da Universidade de Atenas tenham sugerido que ela possa elevar o risco de AVC em 28% pelo alto consumo de proteína e baixo de carboidratos.

[ Medical Daily / Medical Daily ] [ Foto: Reprodução / Medical Daily ] 

Jornal Ciência