Suplemento de creatina deveria ser proibido para menores de 18 anos, segundo estudo

de Merelyn Cerqueira 0

A creatina, que em forma de suplemento é utilizada por atletas para o aumento da musculatura, é um aminoácido naturalmente produzido por vários órgãos do corpo. No entanto, em um estudo publicado pela revista Pediatrics, especialistas alertaram que ingerir o químico pode causar desidratação e danos aos rins e fígado em usuários de longo prazo, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

Quem frequenta academias certamente está familiarizado com versões de shakes de proteínas e outros suplementos consumidos por fisiculturistas à base da substância. Mas, especialistas de Nova York acreditam que as vendas de creatina para a estimulação dos músculos devem ser restritas pela idade, uma vez que temem que a saúde de adolescentes possa ser prejudicada.

Embora existam poucas pesquisas sobre o uso do suplemento na adolescência, evidências anedóticas sugerem que a creatina possa prejudicar a função hepática e a renal, bem como causar desidratação e cãibras musculares. De acordo com a principal pesquisadora do estudo, Dr.ª Ruth Milanaik, precisa haver uma mudança em como o produto é comercializado. “Os recipientes de creatina dizem especificamente no rótulo que não são recomendados para pessoas com idade inferior a 18 anos, ou não recomendado para menores. As próprias empresas estão imprimindo isso nas etiquetas”, disse.

O estudo, realizado em 2014, concluiu que “pediatras devem informar aos seus pacientes, especialmente atletas, sobre métodos seguros e saudáveis para melhorar o desempenho atlético, e desencorajar o uso de creatina ou estimulantes de testosterona”. “Os varejistas e poderes legislativos estaduais também devem considerar a possibilidade de proibir a venda desses produtos a menores”, concluiu o estudo.

A creatina é realmente nociva?

Por vezes, a creatina é confundida com a creatinina, substância presente no organismo e que permite saber se os rins estão funcionando corretamente. O corpo mantém uma relação estreita entre ambas, portanto, quanto mais creatina no sistema, mais provável é que o corpo excrete o excesso de creatinina na urina.

Um aumento de creatinina na urina é comumente considerado sinal de que os rins não estão filtrando corretamente o sangue. Isso levou a estudos de caso publicados que associaram o uso da creatina à disfunção renal, embora outros ensaios sugiram que a substância seja perfeitamente segura.

Em alguns casos, a creatina provocou a retenção de líquido, o que poderia significar que ela tem potencial de alterar a função renal. Outros estudos descobriram que o suplemento provocou ganho de peso, provavelmente em razão do acúmulo de água.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Public Domain Pictures ]

Jornal Ciência