Varsha Sena nasceu no Hospital Bara Hindo Rao, em Nova Déli, Índia, em 2004.
No entanto, ela foi diagnosticada com Polimelia, uma condição que fez com que uma terceira perna nascesse em suas costas, próxima à medula espinhal. Hoje com quatro anos de idade, a menina foi submetida a uma complicada cirurgia, realizada com sucesso no mês passado, para a remoção do membro extra.

A Polimelia é uma condição que afeta uma em um milhão de crianças em todo o mundo e faz com que membros extras se desenvolvam durante a formação do feto. O distúrbio ocorre quando há mutação e anomalia celular durante o desenvolvimento do feto. Às vezes, em gravidez de gêmeos, quando um dos fetos não se desenvolve completamente, alguns membros do gêmeo não desenvolvido acabam ficando atados ao corpo do outro.
De acordo com o cirurgião Dr. Daljit Singh, um dos responsáveis pela cirurgia de Varsha, um caso de Polimelia não tinha sido visto pelo corpo médico do Hospital Govind Ballabh Pant nos últimos 50 anos. “Esse foi o primeiro caso de polimelia em que a medula espinhal tinha se desenvolvido em uma perna adicional”, disse ele.

A família de Varsha a chama de “Ganesh” – divindade hindu com cabeça de elefante, geralmente representada com quatro pernas – devido aos seus membros extras. Sua mãe, Komal Sena, 24, disse em entrevista ao Daily Mail que ao olhar a filha pela primeira vez, sentiu medo.
Sendo uma condição rara, há poucos casos de polimelia registrados no mundo. Em Detroit no ano de 2005, uma menina chamada Destiny nasceu com uma perna extra completamente formada, como resultado de um caso de gêmeos xifópagos – quando um dos fetos não se desenvolve completamente no útero.

Já em 2006, um menino identificado como Jie-jie nascem em Xangai com um terceiro braço completamente formado. Porém o caso mais conhecido é de Lakshmi Tatma, uma criança indiana que nasceu em 2005 com oito membros totalmente desenvolvidos. Dois anos mais tarde, em 2007, uma cirurgia bem-sucedida foi realizada para remover os membros extras.
Fonte: Daily Mail / Express Foto: Reprodução / Daily Mail