Vídeo que mostra homens “pescando” peixe vivo no chão seco é verdadeiro!

de Merelyn Cerqueira 0

Um vídeo que tem causado bastante confusão na internet mostra homens, aparentemente da África, retirando peixes de dentro da terra seca.

Descrito como “Na África, peixe dá na terra igual batata”, o registro já foi associado a “milagres” e até mesmo “obra do diabo”. Com informações do Diário de Biologia. Contudo, o que ocorre ali é real.

Ao que tudo indica, os homens estão retirando os peixes dipnoicos que pertencem ao grupo dos sarcopterígios. Enquanto estão em água, os animais respiram normalmente por meio de suas brânquias.

peixe-pulmonado-video

No entanto, quando em terra firme sua respiração é pulmonar. Embora vivam exclusivamente em água doce, esses peixes de corpo alongado por vezes podem ser encontrados em terra firme. Como adaptação, suas narinas atípicas se abrem dentro de uma cavidade bucal.

Enquanto em época de chuvas, esses peixes vivem normalmente dentro de lagoas e córregos, onde crescem e acumulam gordura corporal devido à grande quantidade de alimentos que ingerem.

Então, quando o período de estiagem chega, e consequentemente a baixa das águas, eles param de procurar comida e se enterram na lama, comumente até um metro de profundidade.

peixe-pulmonado-enterrado

Ali, graças à facilidade de adaptação de seu organismo, vivem até que as chuvas retornem. No entanto, para permanecerem vivos, o metabolismo é reduzido o máximo possível, até que vivam quase exclusivamente pela respiração pulmonar.

A energia necessária para manter esse metabolismo funcionando vem de suas proteínas musculares. 

Os peixes podem viver enterrados no chão por até seis meses, embora alguns especialistas afirmem que o tempo possa chegar a quatro anos.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência