Garoto de 2 anos é encontrado desnutrido após família o abandonar por acreditar que ele era bruxo

de Bruno Rizzato 0

Imagens chocantes mostram um menino de dois anos que foi encontrado nu e desnutrido. Ele foi abandonado por seus familiares, pois haviam pensado que ele era um bruxo. O garoto, chamado Hope, foi encontrado por uma ativista. Estava terrivelmente magro, repleto de vermes e próximo da morte.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Anja Ringgren Loven, uma dinamarquesa, encontrou a criança vagando nua na Nigéria. O garoto estava vivendo há oito meses apenas das migalhas oferecidas por transeuntes. Chocada com sua condição, Loven o alimentou e deu-lhe água. Ela, então, envolveu a criança em um cobertor e embalou-o nos braços, enquanto o levava para o hospital mais próximo.

crianca-abandonada-porque-familia-acreditava-que-era-bruxo_01

Loven é fundadora da African Children’s Aid Education and Development Foundation (ACAEDF)/ Dinnoedhjaelp, que existe há três anos com o objetivo de ajudar crianças que sofrem crueldades inimagináveis. Na maioria das vezes – assim como era o caso de Hope -, elas são rotuladas bruxas e descartadas pelas famílias, com medo de serem amaldiçoadas.

crianca-abandonada-porque-familia-acreditava-que-era-bruxo_02

Na maioria dos casos, os jovens assim rotulados são negligenciados e até mesmo mortos pelos membros de sua comunidade. “Eu já vi muitas coisas nesses últimos 3 anos. Milhares de crianças estão sendo acusadas de serem bruxas e nós já vimos diversos casos de torturas, crianças mortas e outras tantas assustadas”, relatou Loven.

Loven postou as imagens e o relato em sua página, no Facebook. “Essas imagens mostram o porquê de eu lutar, o porquê de eu ter vendido tudo que possuía e o porquê de eu ter me aventurado em território desconhecido. Eu escolhi chamar o garoto de Hope (esperança, em inglês), pois todos nós esperamos que ele sobreviva. Agora ele está no hospital”, escreveu ela.

crianca-abandonada-porque-familia-acreditava-que-era-bruxo_05

A instituição de caridade pediu doações para ajudar a pagar as contas médicas de Hope. A página oficial da instituição foi lançada em dinamarquês, mas apesar da língua pouco usual no mundo, mais de 1 milhão de dólares foi arrecado em pouco tempo de campanha, tamanha a perplexidade das pessoas com o caso.

Hoje, ele é uma criança saudável, recebeu tratamento adequado e se recuperou completamente.
Hoje, ele é uma criança saudável, recebeu tratamento adequado e se recuperou completamente. Pouco tempo depois, foi adotado. 🙂 

[ Sfgate / Mirror ] [ Fotos: Reprodução / Mirror ]

Jornal Ciência