TOP 9 imagens surpreendentes do Lago Baikal, o mais profundo e antigo da Terra

de Gustavo Teixera 0

Baikal, localizado ao Sul da Sibéria, na , é lago mais profundo e mais antigo da Terra, com 1.680 metros de profundidade e 25 milhões de anos de existência.

 

Ele tem cerca de 600 km de comprimento e quando está congelado, sua espessura pode atinge a marca dos 2 metros. Esse gelo pode suportar o peso de um veículo de cerca de 15 toneladas. O gelo tem padrões diferentes em diferentes partes do lago. Isso acontece porque a água vai congelando camada por camada. Além disso, é possível encontrar um peixe no lago, pois o gelo do Baikal é o mais transparente do mundo.

lago-baikal

Esse fenômeno fica ainda mais interessante porque, mesmo com gelo, o lago produz ondas, e vê-las em movimento é algo realmente bonito. Você pode ver tudo até o fundo: peixe, pedras verdes, plantas e afins. A água no lago é tão clara, que você pode ver vários objetos a uma profundidade de 40 metros.

lago-baikal_2

Sua profundidade é realmente especial, pois só existem dois lagos cuja profundidade passa dos 1.000 metros: Tanganyika, na África – com 1.470 metros – e o Mar Cáspio, na Ásia Ocidental – com 1.025 metros. O gelo do lago está rachando o tempo todo. Quando a geada é muito pesada, as rachaduras dividem o gelo em diferentes áreas, e o comprimento dessas fissuras estão em torno de 10 a 30 quilômetros, a largura delas varia de 2 a 3 metros.

lago-baikal_3

Fissuras acontecem todos os anos, aproximadamente nas mesmas áreas do lago. São seguidas por uma fenda alta que lembra um trovão. Graças a essas aberturas, os peixes no lago não morrem pela falta de oxigênio. Geralmente, o gelo do lago carrega muitos enigmas, e a maioria das formações intriga os cientistas.

 

O lago é um habitat com uma rica biodiversidade, possuindo mais de 2.000 espécies de animais e cerca de 1.000 espécies de plantas, é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. A fotógrafa russa Kristina Makeeva esteve por lá e fez imagens impressionantes. Confira:

lago-baikal_4

lago-baikal_6

lago-baikal_7

lago-baikal_8

lago-baikal_52

[ Bored Panda ] [ Fotos: Reprodução / Bored Panda ]

Jornal Ciência