TOP 3 Segredos terríveis sobre a Era Vitoriana

de Gustavo Teixera 0

A Era Vitoriana foi o período no qual a rainha Vitória governou a Inglaterra entre junho de 1837 a janeiro de 1901. Foi na Era Vitoriana que se consolidaram a Revolução Industrial e a Pax Britânica, um período de paz e prosperidade para a Inglaterra.

 

Mas ela possui alguns segredos terríveis, confira alguns deles a seguir!

Imagens falsas

era_2
William Gladstone

Um destes segredos misteriosos é o fato do ex-primeiro-ministro William Gladstone ser conhecido por ter perdido seu dedo indicador quando era jovem. Mas ao olhar para qualquer imagem de Gladstone, é possível notar que ele tem os dez dedos nas mãos.

 

Mas, como isso é possível? As pessoas do governo da Era Vitoriana acreditavam que o fato do primeiro-ministro não ter um dedo era prejudicial a sua imagem, portanto pintores eram contratados para incluírem o dedo indicador em retratos. Isso mostra como os vitorianos exploravam e viam seus corpos.

 

Lady Flora e sua história bizarra

A dama de companhia da mãe da Rainha Vitoria, Lady Flora Hastings, pegou uma doença misteriosa em 1839. Como sua barriga estava crescendo em grandes proporções, rumores começaram a dizer que ela estava grávida.  Apesar de negar a gravidez, os rumores continuaram. Ela foi então diagnosticada pelo médico real, que disse que ela estava sofrendo de constipação, ou prisão de ventre.

era_3

Coincidentemente, a Rainha Vitória também estava sofrendo do mesmo problema só que em proporção menor. A rainha foi aconselhada a comer somente quando estivesse com fome, mas o quadro de Lady Flora só piorava. Então, ela foi forçada a fazer um exame vexatório na frente de vários membros da família real. E mesmo considerada saudável, ela morreu pouco tempo depois – aparentemente de câncer.

 

A barba de Charles Darwin

era_4

Charles Darwin tinha decidido mudar de estilo e deixar a barbar crescer. Mas isso não era um problema, pois na Era Vitoriana, quanto maior a barba, melhor. Os vitorianos acreditavam que a barba poderia ajudar com problemas de dor de dente, caxumba e até mesmo prolongar a vida. Mas, o fato curioso é que quando Darwin deixou a barba crescer, isso não era mais um costume por parte dos vitorianos. Mas, porque ele fez isso? Darwin, na verdade, queria esconder um caso desagradável de eczema, uma grave infecção na pele.

 

Muitas pessoas deixavam a barba crescer para esconder algo. O romancista Charles Dickens deixou a barba crescer para esconder seu queixo pequeno. Já o poeta Alfred Tennyson adotou o visual para esconder seus dentes podres.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência