A Segunda Guerra Mundial foi um episódio que ficará marcado eternamente na História. Esse período foi marcado por descobertas, combates e números impressionantes de vítimas.

De acordo com estudos, cerca de 70 milhões de pessoas foram atingidas pelo conflito. Mas, depois de tanto sofrimento, a Guerra chegou ao fim. E com o fim desse período, as comemorações começaram. Os russos, que ainda eram parte da União Soviética, realizaram uma festa na rua que durou mais de 20 horas, até que todo estoque de vodca do país se esgotasse. 

Para termos uma ideia, é só imaginar o Brasil vencendo uma guerra e, durante as comemorações, toda cerveja do país acabasse.  Eu tive sorte de conseguir comprar 1 litro de vodca na estação de trem quando cheguei à cidade, porque depois não teria mais como. Em 10 de maio não havia mais vodca em Moscou! Nós havíamos bebido tudo!”, de acordo o site Mental Floss, que mostra o depoimento de um repórter da época.

Mas como toda festa tem seu fim, a nação inteira acordou de ressaca. Na madrugada de 9 de maio de 1945, as rádios anunciaram que as tropas nazistas tinham se rendido à União Soviética. Foi então que a festa continuou: as pessoas saíram até de pijama para celebrar a nova notícia. A comemoração durou 22 horas até que Joseph Stalin retornou ao país e encontrou a cidade sem a bebida tão famosa.

[ Mentalfloss ] [ Foto: Reprodução / Mentalfloss ]

Jornal Ciência