No Japão, idosos estão usando exoesqueletos para poder continuar trabalhando

Com o novo suporte, os usuários podem obter até 30 kg extras de força muscular

de Merelyn Cerqueira 0

Trabalhadores japoneses estão utilizando exoesqueletos especiais para melhorar os músculos e continuar trabalhando até a velhice. Conforme a população do país envelhece rapidamente, diversos setores da indústria, especialmente construção e agricultura, estão experimentando escassez de mão de obra, já que os mais novos não querem trabalhar nestas áreas, segundo informações do jornal britânico Metro.

Para combater tal problema, empresas têm trabalhado na modernização de exoesqueletos. Umas delas, a Innophys, construiu um traje que é ligado através de uma bomba manual que deve ser apertada 30 vezes para encher os “músculos” pressurizados. Simultaneamente, estes são utilizados para aumentar a força natural do trabalhador.


De acordo com a empresa, o Muscle Suit, como foi chamado, é capaz de adicionar 30 kg de força muscular, dando capacidade a quem usa levantar cargas mais pesadas. “Um de nossos clientes é uma empresa conhecida que produz e vende rabanetes em conserva e usa cargas pesadas ​​no processo de produção”, disse o porta-voz da Innophys, Daigo Orihara, em entrevista à New Scientist.


“Uma pessoa que está na casa dos 70 anos e deveria se aposentar, ainda pode trabalhar graças ao nosso traje muscular”, disse. Além da Innophys, outras gigantes multinacionais também estão investindo no setor, como a Panasonic e Toyota. 

Segundo dados recentes, cerca 26% da população no Japão tem mais de 65 anos, o que constitui um dos países com o maior número de idosos. Dessa forma, o governo está considerando aumentar a idade da aposentadoria de 60 para 70, a fim de ajudar a combater a escassez de mão de obra, que está cada vez mais difícil no país.

Fonte: New Scientist

Jornal Ciência