Japão: fotógrafo registra incríveis nuvens coloridas. O que está causando esse show de tonalidades?

de Merelyn Cerqueira 0

Contrails, ou trilhas de condensação, são resultado da condensação deixada pelo motor do avião, causando aquele efeito de rastros de fumaça.

Porém, quando isso acontece em grandes altitudes e, por tanto, mais próximo do Sol, pode criar um efeito impressionante, semelhante a um arco-íris. Assim, um fotógrafo japonês chamado Kagya, conseguiu registrar esse momento sobre o céu de Oshinomura, em Yamanashi e compartilhou as belíssimas imagens no Twitter.

As cores iridescentes aparecem quando os rastros estão próximos do Sol e a luz reflete milhões de gotas de água ou cristais de gelo que se formam na condensação do avião.

nuvens-coloridas-no-Japao_01

Kagya escreveu que precisou apenas apontar sua lente teleobjetiva para o céu e enquadrar o avião junto com uma nuvem de cinco cores diferentes. O fotografo japonês trabalha como artista digital desde a década de 1990 e costuma focar em temas como natureza, universo e humanidade na maioria de suas obras.

O fenômeno de rastos ocorre quando uma aeronave voa acima 25.000 pés (7.620 metros), onde a temperatura do ar fica em cerca de -30 °C. Isso faz com que o vapor de água emitido pelos motores cristalize para formar as familiares faixas brancas no céu, podendo ser de curta ou longa duração – já que existe uma quantidade significativa de umidade na atmosfera que pode permitir que durem horas.

Embora ambos (rastros tradicionais e efeito de arco-íris) possam proporcionar imagens impressionante, eles também poderiam ser a razão pela qual uma maior quantidade de radiação solar esteja atingindo nossa superfície, de acordo com cientistas.

nuvens-coloridas-no-Japao_02

Pesquisadores do NOAA’s Earth System Research Laboratory, descobriram novos dados que sugerem que a camada de cristais deixadas a partir do tráfego aéreo está causando um tipo maior de luz difusa. Contudo, não há dados suficientes para dizer o quanto esse efeito deixado pelos aviões pode ser prejudicial, mas eles acreditam que possam estar alterando o sistema climático. “Esta teoria vem de um estudo prévio de quanta luz solar atinge a superfície da Terra [referindo-se a ideia do buraco na camada de ozônio]”, disse o pesquisador Charles Long.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência