Geólogos encontram o maior conjunto de buracos naturais do mundo na China

de Merelyn Cerqueira 0

Sumidouros, cavernas, cenotes e dolinas são as formas que a Terra tem para nos lembrar de que não importa o quão inteligente sejamos, ela sempre pode nos surpreender – neste caso, tirando o chão debaixo de nossos pés sem aviso prévio.

Enquanto os afundamentos provocados pela ação humana têm causado grandes estragos em cidades, os buracos naturais são muito mais raros. Pesquisadores na China recentemente descobriram o maior conjunto deles, com 49 buracos gigantes de relevo cárstico cobrindo uma área de mais de 600 quilômetros quadrados, segundo informações da Science Alert.

De acordo com relatos dos funcionários do governo da província de Shaanxi, no noroeste da China, as cavernas foram encontradas durante uma pesquisa recente feita em terras próximas da cidade de Hanzhong. Conhecidos ali como tiankengs, eles correm ao longo de um cinturão de 200 quilômetros de extensão ao longo das montanhas Qinling-Bashan, no sudoeste de Shaanxi.

Tais formações são resultado de rochas solúveis, como calcário, dolomita e gipsita, que se dissipam e dão origem a sistemas subterrâneos de drenagem com buracos, cavernas e túneis.

Após quatro meses de exploração de uma área de 5 mil quilômetros quadrados, uma equipe internacional de geólogos, liderada por pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências Geológicas, descobriu uma cadeia com 49 novos buracos e 50 funis, com diâmetros que vão de 50 a 100 metros. Eles foram reportados espalhados sobre quatro condados da cidade de Hanzhong: Ningqiang, Nanzheng, Xixiang e Zhenba.

Para efeito de comparação, um dos buracos era tão profundo que foi considerado maior que a Torre Eiffel e mais largo, em diâmetro, do que a altura do Empire State Building. “O maior, em Zhenba, tinha o maior diâmetro, com 520 metros e uma profundidade máxima de 320 metros”, disse Wang Weihua, chefe do Departamento de Terras e Recursos de Shaanxi, em entrevista ao China Daily.

Embora os resultados do estudo ainda não tenham sido publicados, há um consenso entre os geólogos de que este é o maior conjunto de buracos naturais encontrado até hoje.

O painel de especialistas concordou que o cluster de Tiankeng de Hanzhong é raro, completo e espetacular em paisagem, atendendo aos padrões geológicos internacionais e com potencial valor científico e turístico”, disse Weihua.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência