Garota indiana de 4 anos tem tumor do tamanho de uma bola de futebol removido de sua cabeça

de Bruno Rizzato 0

Uma indiana de apenas quatro anos possuía um tumor extremamente raro em sua cabeça. Seu tamanho era tal que se assemelhava a uma bola de futebol. Agora, ele finalmente foi removido, dando uma nova vida à garota. Renu, que mora no leste de Uttar Pradesh com os pais e seis irmãos, passou anos com o tumor, que pesava mais de 2 quilos e poderia ter explodido a qualquer momento. Ele crescia cada vez mais e poderia romper, levando a garota à óbito.

“Ela era uma criança normal, mas ao crescer, percebemos um caroço aumentando no meio de sua cabeça”, explicou a mãe, Pramila, uma empregada doméstica. “No princípio eu pensei que era apenas um galo, mas ele cresceu cada vez mais com o tempo. Ela chorava quando tocávamos nele ou quando ia se deitar”, completou ela. Seus pais pouco podiam fazer: Renu não poderia ter uma operação, pois a família não tinha o dinheiro necessário para uma consulta médica.

tumor-na-cabeca-indiana-4-anos_01

Porém, quando internautas souberam da condição da garota, após imagens postadas nas redes sociais, resolveram realizar campanhas para ajudá-la. Sua história chegou a Akhilesh Yadav, ministro-chefe do estado de Uttar Pradesh, que pediu que funcionários dessem a Renu uma operação gratuita, para remoção do tumor.

tumor-na-cabeca-indiana-4-anos_03

O tumor raro, conhecido como encefalocele occipital, foi finalmente removido por uma equipe de cirurgiões, na King George’s Medical University, Lucknow, no dia 22 de dezembro. O tumor é um dos dois únicos casos conhecidos no mundo. Ele estava crescendo na região occipital de Renu, – a parte do cérebro que controla a visão – desde que ela nasceu. Mesmo sendo benigno, ele era perigoso. “Se não tivesse sido interrompido, o tumor teria aumentado ainda mais e, eventualmente, teria se rompido. Se isso tivesse acontecido, ela teria perdido sua vida”, explicou o Dr. Kureel, que realizou a cirurgia.

O tumor – que poderia ter se tornado maligno – também estava colocando o desenvolvimento da menina em perigo. Mas a cirurgia também possuía riscos: “O principal desafio era tirar o tumor sem danificar um nervo vital aos olhos. Se ele tivesse sido danificado durante o curso da operação, a paciente teria perdido sua visão permanentemente”, relatou o médico. A operação foi um sucesso, mas Kureel disse que precisará de tempo para saber se o tumor não será retroativo.

tumor-na-cabeca-indiana-4-anos_02

Para o pai da garota, o lavrador Jhinkant, sua cirurgia trata-se de um “milagre”. “Eu não sei o que são redes sociais e como funcionam, o que eu sei é que elas ajudaram a salvar a vida da minha filha. Eu não conheço o homem que começou a campanha para ajudar Renu, mas este ato de compaixão e benevolência restaurou a minha fé na humanidade. Que Deus abençoe a todos eles”, concluiu o pai.

[ Daily Mail ] [Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência