Gaokao: conheça o vestibular chinês que já levou vários alunos ao suicídio

de Merelyn Cerqueira 0

Na China, o processo pelo qual os estudantes precisam enfrentar para entrar em uma faculdade é chamado de Gaokao.

Semelhante ao nosso vestibular, ele anualmente reúne um número de cerca de 9 milhões de estudantes. O exame tem uma duração média de nove horas e é aplicado em dois dias, através de provas que incluem matemática, literatura chinesa, conhecimento geral e mundial.

GaoKao-vestibular-chines

Criado em 1952, o Gaokao é uma ótima oportunidade para os estudantes mais pobres terem a chance de garantir carreira em uma das 7 milhões de vagas em universidades de todo o país. No entanto, esses jovens chegam a dedicar mais da metade de suas vidas se preparando e se não passam no exame, não têm chances de ganhar um diploma universitário, além de terem de enfrentar as sombrias perspectivas da procura de empregos.

GaoKao-vestibular-chines_02

Assim, desesperados para conseguirem bons resultados, eles acabam optando por métodos insalubres que envolvem a ingestão de drogas perigosas que aumentam a energia, e até mesmo entram em câmaras hiperbáricas a fim de reduzir o estresse. Contudo, em alguma das vezes, esse estresse pode ser fatal. Como quando acontecem em 2011, com o suicídio de um jovem chamado Lü Pin, que saltou do sexto andar de seu prédio no primeiro dia de teste.

GaoKao-vestibular-chines_03

As cidades são completamente paradas durante a realização do teste. Nenhum avião pousa ou decola, as fábricas são fechadas e as buzinas de carros são expressamente proibidas. Até mesmo em 2008, durante a realização dos Jogos Olímpicos de Verão, a rota do revezamento da tocha precisou ser alterada para não perturbar a concentração de quem realizava o Gaokao.

Dado o fato de que cada vez mais estudantes estão deixando a China para ingressar em faculdades no exterior, juntamente com o fato de que o teste promove apenas a memorização e não o aprendizado, além dos impactos na saúde mental dos alunos, algumas pessoas já começaram a pedir pelo fim do Gaokao. Não há nenhuma maneira de podermos evitar que nossa geração mais jovem, o futuro da nossa nação, cresça em uma atmosfera de medo, desespero e crueldade”, disse a apresentadora de um talk show chinês, Zhong Shan.

GaoKao-vestibular-chines_04

Entretanto, ao que tudo indica, o Gaokao está próximo do fim. Em meio a diminuição do número de estudantes que se dispõe a fazer o teste, cada vez mais universidades tem procurado novos métodos de recrutamento e seleção de alunos, a fim de manter os números de matrículas em alta, conforme reportado pela All That is Interesting.

All That is Interesting ] [ Fotos: Reprodução / Mega Curioso ]

Jornal Ciência