Na China, o processo pelo qual os estudantes precisam enfrentar para entrar em uma faculdade é chamado de Gaokao.
Semelhante ao nosso vestibular, ele anualmente reúne um número de cerca de 9 milhões de estudantes. O exame tem uma duração média de nove horas e é aplicado em dois dias, através de provas que incluem matemática, literatura chinesa, conhecimento geral e mundial.
Criado em 1952, o Gaokao é uma ótima oportunidade para os estudantes mais pobres terem a chance de garantir carreira em uma das 7 milhões de vagas em universidades de todo o país. No entanto, esses jovens chegam a dedicar mais da metade de suas vidas se preparando e se não passam no exame, não têm chances de ganhar um diploma universitário, além de terem de enfrentar as sombrias perspectivas da procura de empregos.
Assim, desesperados para conseguirem bons resultados, eles acabam optando por métodos insalubres que envolvem a ingestão de drogas perigosas que aumentam a energia, e até mesmo entram em câmaras hiperbáricas a fim de reduzir o estresse. Contudo, em alguma das vezes, esse estresse pode ser fatal. Como quando acontecem em 2011, com o suicídio de um jovem chamado Lü Pin, que saltou do sexto andar de seu prédio no primeiro dia de teste.
As cidades são completamente paradas durante a realização do teste. Nenhum avião pousa ou decola, as fábricas são fechadas e as buzinas de carros são expressamente proibidas. Até mesmo em 2008, durante a realização dos Jogos Olímpicos de Verão, a rota do revezamento da tocha precisou ser alterada para não perturbar a concentração de quem realizava o Gaokao.
Dado o fato de que cada vez mais estudantes estão deixando a China para ingressar em faculdades no exterior, juntamente com o fato de que o teste promove apenas a memorização e não o aprendizado, além dos impactos na saúde mental dos alunos, algumas pessoas já começaram a pedir pelo fim do Gaokao. “Não há nenhuma maneira de podermos evitar que nossa geração mais jovem, o futuro da nossa nação, cresça em uma atmosfera de medo, desespero e crueldade”, disse a apresentadora de um talk show chinês, Zhong Shan.
Entretanto, ao que tudo indica, o Gaokao está próximo do fim. Em meio a diminuição do número de estudantes que se dispõe a fazer o teste, cada vez mais universidades tem procurado novos métodos de recrutamento e seleção de alunos, a fim de manter os números de matrículas em alta, conforme reportado pela All That is Interesting.
[ All That is Interesting ] [ Fotos: Reprodução / Mega Curioso ]