Frio extremo nos EUA causou 90 mortes; nova onda de frio é esperada no Sul e de calor no Leste

Uma nova onda de tempo gelado está prevista para atingir as Planícies e o Sul, enquanto um ar mais quente traz expectativas de um grande degelo na costa leste.

de OTTO HESENDORFF 0

Nos Estados Unidos, uma onda de frio extremo já causou a morte de pelo menos 90 pessoas em 13 estados, e o país se prepara para mais desafios climáticos. 

Uma nova onda de frio está prevista para atingir o Sul, enquanto um ar mais quente traz expectativas de um grande degelo na Costa Leste.

Esse contraste entre frio e calor coloca em alerta cerca de 32 milhões de americanos, enfrentando possibilidades de inundações repentinas no Sudeste até condições climáticas adversas em diversas outras regiões.

O serviço de meteorologia AccuWeather prevê que o degelo atingirá áreas a leste das Montanhas Rochosas, trazendo um mix de neve, gelo, nevoeiro e chuvas intensas.

Cidades como Chicago e Nova York esperam temperaturas variando entre 0 e 9°C durante a semana, enquanto os estados do Sul podem experimentar temperaturas mais amenas, entre 10 e 15,5°C.

O Tennessee registrou pelo menos 27 mortes devido ao frio contínuo, e o Mississippi relatou 11 mortes relacionadas ao clima desde começo de janeiro. Outras mortes foram relatadas em estados como Oregon, Illinois, Pensilvânia, Washington, Kentucky, Wisconsin, Nova York e Nova Jersey, mostrando a abrangência e a gravidade da situação.

Além do impacto humano direto, as condições climáticas extremas estão afetando a infraestrutura. Em Memphis, Tennessee, equipes trabalham incessantemente para reparar canos quebrados que afetam o fornecimento de água.

Em resposta, restaurantes e bares se adaptam, utilizando água engarrafada para atender clientes, enquanto alguns estabelecimentos permanecem fechados devido a problemas com a água. As estradas dos EUA também enfrentam desafios significativos, com avisos de clima de inverno emitidos para 70 milhões de pessoas.

Enquanto isso, na costa leste, apesar das expectativas de temperaturas mais altas, a região ainda se recupera de acumulações significativas de neve. Locais icônicos como as Grandes Quedas em Paterson, Nova Jersey, congelaram completamente, e quase 100.000 residentes ficaram sem energia elétrica.

Segundo o New York Times, é previsto que, após esse período, as temperaturas aumentem, levando a possíveis chuvas intensas em várias regiões.

Este panorama nos Estados Unidos serve como um lembrete da volatilidade e da imprevisibilidade atual do clima, e das amplas repercussões que condições climáticas extremas podem ter, afetando desde a infraestrutura básica até a vida cotidiana de milhões de pessoas.

Fonte(s): Daily Mail Imagem de Capa: Reprodução / NOAA Foto(s): Reprodução / NOAA / Instagram

Jornal Ciência