Fascinante: estes desenhos feitos por um menino que viveu na Rússia Medieval

de Merelyn Cerqueira 0

Quando pedimos a uma criança de sete ou oito anos para desenhar, presumivelmente receberemos algo como seus personagens favoritos de TV ou videogames, e em alguns casos representações de familiares.

No entanto, o que aconteceria se pedíssemos isso a uma criança da mesma faixa etária, mas que viveu na Terra há cerca 700 anos?

Este é exatamente o caso para as representações que você verá abaixo. Elas foram feitas por um menino chamado Onfim, que viveu durante o século 13, na Rússia Medieval.

Os desenhos do menino russo foram descobertos em 1951 por uma equipe de arqueólogos que realizava escavações em uma região chamada Veliky Novgorod, na Rússia, um antigo estado formado por clãs eslavos orientais. Junto aos desenhos, também foram recuperados mais de 1.000 artefatos datados entre os séculos 11 e 13.

desenhos-menino-russo_1

desenhos-menino-russo_2

Conhecido como Anthemius de Novgorod, Onfim viveu na região durante os anos 1200, e criou as ilustrações quando tinha apenas sete anos. Suas “obras”, de acordo com os pesquisadores, somam 17 ilustrações que provavelmente ilustram deveres de casa, bem como rabiscos aleatórios, todos feitos sobre cascas de bétula, uma árvore que à época era abundante nessa região do país.

desenhos-menino-russo_3 desenhos-menino-russo_4

Preservadas pela argila, as ilustrações também trazem passagens bíblicas do livro de Salmos, representações numéricas e até mesmo um “autorretrato” de Onfim, que, considerando a época em que viveu, possivelmente tinha o desejo de um dia se tornar cavaleiro – uma vez que se desenhava montado em cavalos e com espadas.

desenhos-menino-russo_5

desenhos-menino-russo_6

As representações do menino são uma forma de cápsula do tempo: ele conseguiu representar cenas que possivelmente retratavam seu cotidiano, dando também um possível panorama do cenário político, religioso e econômico da época.

Fonte: Umbelievable Facts Fotos: Reprodução / Umbelievable Facts

Jornal Ciência