Família indiana com Polidactilia tem 600 dedos somados entre 25 parentes

de Merelyn Cerqueira 0

Uma família indiana composta por 25 membros tem uma soma de 600 dedos. Isto é, cada um possui um total de 12 dedos nos pés e nas mãos.

Moradores de uma pequena aldeia em Gaya, no norte da Índia, a situação incomum chamou a atenção de especialistas, de acordo com o jornal Daily Mail.

indianos-com-doze-dedos-nos-pes-e-maos_02

Eu não tenho nenhum problema com meus dedos extras, mas meus filhos e netos sofrem muito”, disse Krishna Choudhary, um dos membros da família. “Conheci rapazes que se recusaram a se casar com as meninas da minha família depois de saberem da condição. Quatro pessoas rejeitaram minha filha depois de descobrirem que ela tinha 24 dedos. Não sei o porquê, mas isso é horrível”.

indianos-com-doze-dedos-nos-pes-e-maos_04

Já a cunhada de Krishna, Sitbiya Choudhary, considera a condição uma bênção, enquanto outros membros da família se sentem amaldiçoados. “Deve ser alguma mensagem de Deus”, disse ela.

indianos-com-doze-dedos-nos-pes-e-maos_01

Enquanto pode ser considerada como tal, o fato é que a família encontra dificuldades para achar calçados confortáveis, e por isso sempre usam chinelos. “Eles não encaixam bem, então não temos outra opção, já que não podemos nos dar ao luxo de personalizar sapatos”, disse Krishna.

Segundo o especialista Dr. Aayush Gupta, do Departamento de Dermatologia da Escola de Medicina Dr. D. Y Patil, em Pune, o termo aceito medicamente para a condição é Polidactilia. “Trata-se de uma desordem genética causada por uma mutação durante o desenvolvimento dos genes”, explicou. “É uma anomalia congênita em seres humanos onde ocorre um aumento no número de dedos”.

Pode não haver quaisquer problemas físicos relacionados aos dedos extras, mas as pessoas às vezes tendem a sofrer com questões psicológicas por terem que viver nestas condições. Geralmente, nascem no lado ulnal e por isso não são perigosos”, disse ele acrescentando que os dedos extras podem ser removidos por cirurgia, mas que o procedimento pode ser caro.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência