Uma imagem surpreendente foi registrada no Japão e mostrou o que parece ser uma nuvem esférica pairando sobre a cidade de Fujisawa, ao sul de Tóquio.

De acordo com relatos do fotógrafo, a nuvem começou a perder sua forma, assim que foi fotografada, e depois rapidamente se desmanchou no céu como se nunca tivesse existido.

nuvem-esferica-apareceu-no-japao_1

“Quando eu olhei para fora da janela do carro, vi uma nuvem em forma de bola. Olhei para a nuvem por um tempo, então corri para tirar a foto” escreveu o usuário do Twitter @pmxpvrtmx (Poppy).


Esta não é a primeira vez que uma nuvem em forma de bola foi vista nos últimos anos. Em 2015, o usuário do Twitter, @NicoSpqy9ba9 (Nico), capturou um fenômeno similar em outros lugares no Japão.

Para alguns especialistas, a nuvem de Fujisawa é uma nuvem “rolo” – um tipo raro de formação baixa de nuvens, horizontal, que geralmente aparece como um resultado de frentes frias, e é tipicamente associada com trovoadas. Porém, as nuvens rolo são cilíndricas e não redondas, por isso, há outras hipóteses.

nuvem-esferica-apareceu-no-japao_2

O cientista atmosférico Todd Lane, da Universidade de Melbourne, Austrália, acredita que esta pode ser a melhor pista sobre o que esta nuvem é. “Embora eu não possa verificar a origem desta imagem, ou se era mesmo da mesma nuvem, parece que a nuvem só apareceu esférica em uma direção”, disse Lane.

nuvem-esferica-apareceu-no-japao_3

“Ou seja, o fotógrafo teve sorte de estar no lugar certo para capturar uma imagem interessante do que é, provavelmente, uma nuvem desinteressante. Parece ser uma cumulus fractus”, completou. As nuvens cumulus fractus são resultantes de pequenos pedaços que foram retirados das bordas de nuvens maiores por ventos fortes.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução

Jornal Ciência