De acordo com o relatório da Organização Mundial de Saúde, a OMS, cerca de 150 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo. Entre os países em desenvolvimento, o Brasil lidera o ranking da prevalência desta condição.
Apesar de ser uma doença com sintomas silenciosos, existem alguns sintomas físicos que podem indicar o surgimento dessa condição.
Confira alguns desses sintomas físicos da depressão: Vale ressaltar que somente um acompanhamento por médicos e profissionais especializados pode revelar um diagnóstico completo.
1 – Distúrbio do sono
A pessoa com depressão pode ter dificuldade em ter uma rotina de sono equilibrada. Ela pode dormir demais, usando o sono como fuga da realidade, ou dormir muito pouco, devido à insônia causada por problemas que levam à essa condição.
2 – Problemas digestivos
Quando se tem depressão, neurotransmissores como a serotonina e a noradrenalina são afetados. Esses neurotransmissores são responsáveis pelo equilíbrio emocional e modulação da dor, fazendo que uma pessoa com depressão tenha mais sensibilidade a dores ligadas a problemas digestivos.
3 – Dor de cabeça
Um indivíduo que sofre de depressão possui muitos sentimentos de medo, insegurança e negatividade, e isso pode trazer reflexos para o corpo, como dores de cabeça e outras manifestações de dor.
4 – Tensão na nuca e nos ombros
Uma pessoa com depressão está sempre em estado de alerta e isso faz com que muita tensão se acumule na região da nuca e dos ombros. Para aliviar esses sintomas, é indicado fazer massagens, yoga, pilates e alongamentos.
5 – Mudança de peso
Bem como no distúrbio do sono citado acima, a relação de extremos se repete com o peso. Uma pessoa com depressão pode comer muito, ou não comer nada. Portanto a alteração no apetite pode ser um sintoma físico da depressão.
Fonte: Aleteia Foto: Reprodução / Max Pixel