Após “desligarem” cérebro e coração, médicos retiram tumor e trazem paciente de volta à vida

de Gustavo Teixera 0

Aadhi Thoppil Fabeer, de 2 anos de idade, que vive em Dubai, foi levado para Kochi na Índia para ser submetido a uma cirurgia e remover um tumor cancerígeno em torno de seu coração.

A cirurgia, que teve 9 horas de duração, se chama parada circulatória hipotérmica (HPPC) e reduz a temperatura do corpo a 15° C.

A temperatura normal do corpo humano é de 37° C, e uma temperatura inferior a 22° faz com que o corpo se desligue rapidamente.

No total, 30 médicos participaram desta operação que foi realizada no Hospital Lakeshore e teve como líderes Dr. Kochio e Dr. MK Mossa Kunhi.

medicos-desligam

Os pais do menino descobriram o tumor e o risco que ele corria quando o levaram ao médico devido a uma febre persistente.

Ao realizar alguns exames, Dr. Kunhi percebeu uma relativa falta de ar, o que indicava a falta de fluxo sanguíneo, devido à existência de um grande tumor.

medicos-desligam_2

“A criança estava sem fôlego e suspeitamos que ele desenvolveu o tumor durante a vida intrauterina,” relatou Dr. Kunhi.

Segundo os médicos, o tecido do saco vitelino de Aadhi não se dissolveu durante a gestação e evolui para um tumor que é raramente encontrado em torno do coração.

medicos-desligam_3

“A cirurgia foi a quinta do tipo bem-sucedida no mundo, mas em todos os quatro outros casos, o tumor foi relatado no interior do coração. No caso de Aadhi, o tumor estava dentro e fora da superfície do coração”, disse Dr. Kunhi.

Mesmo sendo Aadhi considerado morto durante toda a operação, ele sobreviveu ao procedimento e, de acordo com os médicos, já está preparado para realizar a quimioterapia de três a quatro vezes por semana.

Fonte: Providr Fotos: Reprodução / Providr

Jornal Ciência