“Frankenstein”: novo vírus gigante foi encontrado em estação de esgoto

de Gustavo Teixera 0

Os primeiros vírus gigantes descoberto foi o Mimivírus no ano de 2003, infectando uma ameba.

Segundo os especialistas, esses vírus gigantes podem medir até 600 nanômetros de diâmetros e cerca de 1.000 genes. Isso pode parecer pouco, mas comparado a outros vírus, a diferença é grande.

Por exemplo o vírus do HIV mede 120 nanômetros e tem 9 genes. Mas, recentemente, uma nova espécie do Mimivírus foi encontrada em uma estação de esgoto da Áustria.

Os pesquisadores acreditam que estes vírus evoluíram de espécies menores e roubaram genomas de hospedeiros. 

Um desses vírus encontrados nessa estação de esgoto é tão grande que possui RNA transportador e traduz o código genético de 19 dos 20 aminoácidos.

virus-gigante-frankenstein-1

Os especialistas estão intrigados com essa descoberta e de acordo com o biólogo computacional nos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, Eugene Koonin esses vírus são mais celulares do que quaisquer outros já vistos: “A descoberta apresenta a evolução do vírus de uma maneira nova, ampliando a nossa compreensão de quantos genes os vírus podem capturar de um hospedeiro durante a sua evolução”, disse Koonin.

Além desse vírus que foi chamado pelos pesquisadores de “Vírus Frankenstein”, outros vírus gigantes já foram encontrados na lama de lagoas, ambientes marinhos e outros lugares.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência