Vídeo mostra terrível parasita de 15 cm retirado de olho de paciente

de Ötto Valverde 0

A parasitologia é uma das áreas mais interessantes no ramo da Biologia e da Medicina. Em imagens de revirar o estômago, médicos encontraram um verme se contorcendo dentro do olho de um homem.

 

O paciente, que não foi identificado para preservar sua imagem, é da Índia e se queixou nas últimas semanas sentir apenas uma coceira nos olhos e resolveu buscar ajuda médica.

Os médicos ficaram perplexos quando observaram que a simples “coceira” era, na verdade, um parasita com mais de 15 cm, contorcendo-se no globo ocular do paciente.

 

Testes revelaram que o homem, de 60 anos, da cidade de Karnataka – estado localizado no sudoeste do país – tinha vermes localizados não somente no olho, mas também no sangue e em outras partes do corpo.

 

O paciente buscou ajuda no New Medical Center, na cidade de Kundapur. Até o momento, a equipe médica não emitiu nota para explicar como o verme conseguiu ficar alojado e atingir o olho.

O termo clínico para vermes nos olhos é Filariose Ocular e, em geral, é transmitida por picadas de mosquitos. Estudos oficiais mostram que 120 milhões de pessoas são infectadas com o mesmo verme na África Central, América do Sul e Ásia. Apesar de ser raro encontrá-los nos olhos, é possível detectá-lo no sangue de forma mais corriqueira.

 

Segundo o Dr. Srikanth Shetty, responsável pelo tratamento e diagnóstico, o verme é da espécie Wuchereria bancrofti – um nematódeo que tem como habitat natural o sistema circulatório e vasos linfáticos em hospedeiros adultos, como o ser humano.

 

O Dr. Srikanth Shetty informou ainda que o verme tinha potencial para deixar o paciente permanentemente cego ou ter graves lesões oculares se não tivesse sido removido imediatamente. “O desafio era retirar o verme completamente vivo, sem arrancar pedaços, porque isso poderia gerar complicações e infecções”, comentou.

Retirar o verme é um processo cirúrgico complicado, pois ele se mexe com muita intensidade. Apesar das imagens fortes, o registro foi compartilhado por milhares de pessoas. Confira:

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!