Love Commandos: conheça os indianos que ajudam casais a fugirem de casamentos arranjados

de Rafael Fernandes 0

“Casamentos arranjados em pleno século XXI. Como assim? Isso é coisa da época da minha bisavó!”, devem pensar alguns leitores.

No Ocidente, talvez seja um costume muito antigo que foi se perdendo com o passar dos anos. Mas no Oriente, a prática ainda é muito comum, especialmente na Índia, país de fortes tradições. Casar-se por amor ainda é um tabu em muitas partes do país, especialmente se for fora dos limites da casta ou religião.

Mas há pessoas que simpatizam com os casais jovens, como os Love Commandos, ativistas com sede em Nova Deli, capital do país. Sua missão é ajudar os casais a fugir, para que comecem a nova vida a uma distância segura da ira de suas famílias.

Love-Commandos_01

“A principal função dos Love Commandos é permitir que as pessoas façam isso com segurança de acordo com as leis da Índia, e também evitar os crimes de honra que vêm acontecendo com os jovens casais”, escreveu autor belga Hans Theys, na introdução do livro fotográfico de Max Pinckers, “Will They Sing Like Raindrops or Leave Me Thirsty on India’s Love Commandos”, um projeto que lhe garantiu o prêmio do Photographic Museum of Humanity em 2014.

E isso é exatamente os que Love Commandos fazem: ajudam os apaixonados. Os casais entram em contato por telefone ou pelo site, solicitando qualquer tipo de assistência. A organização até fornece alojamento em quartos seguros e abrigos por toda a Índia. Eles também já enviaram equipes de resgate para proteger recém-casados ​​fugindo de parentes enfurecidos.

Love-Commandos_02

O grupo se orgulha de ter ajudado mais de 40.000 casais durante seus seis anos de existência. Claro, eles não poderiam tê-lo feito sem a ajuda de centenas de voluntários e membros do clérigo, que concordaram em realizar cerimônias de casamento e fugas clandestinas.

O grupo foi fundado sob o princípio de que se apaixonar não é um pecado, contradizendo as crenças de muitos nativos. “Nós não concordamos que o casamento arranjado permaneça como uma tradição”, disse Sanjoy Sachdev, um dos fundadores do grupo. “Fazer um arranjo’ significa forçar um casamento. E casamento forçado é considerado crime internacional. Se um cidadão de 18 anos de idade tem capacidade para escolher o primeiro-ministro do país, por que não teria para escolher a companhia que terá para o resto da vida?”

Love-Commandos_03

Eles são homens indianos comuns que fazem um trabalho perigoso com orçamento apertado. Passam a maior parte de seu tempo em uma sala atendendo chamadas telefônicas de amantes em perigo. Eles usam a mesma sala para acomodar casais à procura de abrigo até os planos futuros serem feitos. “Alguns ficam conosco por 14 meses; outros, por 14 horas”, disse Sachdev.

É fácil tornar romântico o que eles fazem, mas não há nada glamoroso sobre os Love Commandos ou seu trabalho. Eles não parecem ter saído de um conto de fadas: não são guerreiros musculosos ou cavalheiros vestidos de terno com acessórios extravagantes.

“Quando os casais chegam, sempre estão realmente apavorados”, acrescentou Harsh Malhotra, outro fundador do grupo. “Eles são como crianças para nós. Vêm aqui porque seus pais não lhes deram amor e carinho suficientes.” Assim, os Love Commandos garantem que os casais recebam aconselhamento durante a sua estada no abrigo. Se eles quiserem casar e já possuírem idade legal, uma cerimônia é organizada imediatamente!

A cada telefonema atendido e a cada casal amparado, os Love Commandos se arriscam cada vez mais. Embora eles não façam nada ilícito, organizar um matrimônio sem o consentimento do pai é considerado uma séria afronta à honra da família, muitas vezes deixando os parentes com ódio e sede de vingança. “Muitos querem nos matar”, explicou Sachdev. “Os conselhos de castas e de clãs anunciaram enormes recompensas pelas nossas cabeças. E os casais também estão em constante perigo de serem mortos a mando de suas próprias famílias por se atreverem a quebrar a tradição.”

“Por causa da casta ou questões de status social, econômico ou religioso, muitas vezes os pais ainda se opõem à relação de seus filhos”, disse Sachdev. “Um monte de jovens tenta convencer seus pais a aceitar seus casamentos; e isto pode acabar em crimes de honra”. Isso é o que aconteceu a Bhawna Yadav, de 21 anos. Acredita-se que seus pais e tio a assassinaram e eliminaram seu corpo depois que ela fugiu com um homem de casta diferente.

Os Love Commandos querem pôr fim a esta prática bárbara. As ameaças não os impediram de continuar seu trabalho. Eles acreditam que a sociedade indiana chegou a um ponto em que os jovens não estão mais dispostos a seguir dogmas arcaicos. “A Índia está sentada sobre um vulcão”, disse Sachdev. “O jovem indiano perdeu a fé no sistema”.

Manouj e Kavita – um casal de Nova Deli – por exemplo, passaram por grandes perigos depois que fugiram de casa para ficarem juntos. “Minha família não aprova casamentos morganáticos”, disse Manouj, de 22 anos. “Eles disseram que se eu fosse em frente, eles me matariam!” A família de Kavita, de 19 anos, a agrediu e repreendeu quando ela revelou sua intenção de casar com Manouj. Em seguida, o pai a noivou com um rapaz mais “adequado”. Os universitários não tinham escolha: saíram de casa e foram ao Love Commandos pedir ajuda.

“O sistema de castas e as convenções devem mudar com o tempo”, disse Manouj, após o casamento. “Se a água fica parada no mesmo lugar, começa a ficar poluída. E para salvar este país, é importante salvar o amor, os amantes e os relacionamentos amorosos”, acrescentou Sachdev.

The Guardian / CBC / DAWN ] [ Foto: Reprodução / Love Commandos ]

Jornal Ciência