Vídeo: satélite do Facebook que levaria internet a regiões da África explode durante teste

de Merelyn Cerqueira 0

Na manhã de quinta-feira (01), o foguete da empresa Space X, encarregado de levar o primeiro satélite do Facebook ao espaço, explodiu em Cabo Canaveral, na Flórida, durante um teste de decolagem.

A explosão destruiu por completo o satélite da empresa, que custou mais de 100 milhões de dólares e tinha como objetivo prover serviço de internet para a África, segundo informações da ABC News. Não houve feridos.

O teste em questão visava analisar a rotina do motor do foguete. O chefe da Space X, Elon Musk, disse que a nave estava sendo abastecida e o fogo teve origem em torno do tanque de oxigênio. A causa, no entanto, segundo ele, permanece desconhecida. A explosão pode ser ouvida por alguns quilômetros circundantes da estação de testes. Tal fato foi considerado um “golpe duro” para a empresa, que ainda luta para se recuperar de atrasos com entregas de satélites em razão de um outro acidente de lançamento ocorrido ano passado.

A NASA, por sua vez, também sentiu o revés, já que conta com a companhia para manter a Estação Espacial Internacional (ISS) abastecida com suprimentos para os astronautas. A explosão ocorreu às 9:00 da manhã (horário local) enquanto a Space X preparava um disparo de teste do foguete não-tripulado Falcon, na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral. O lançamento estava previsto para o sábado, dia 03 de setembro. O satélite de comunicação tinha a intenção de fornecer internet para regiões da África Subsaariana, Oriente Médio e Europa.

Um vídeo que mostra a explosão foi disponibilizado online e mostra o momento em que uma bola de fogo engolfa a parte superior do foguete. Momentos depois, um depósito cônico que carregava o satélite é visto despencando em direção ao chão, seguido de mais explosões, fogo e fumaça.

Segundo o porta-voz do Facebook, Chris Norton, a empresa ficou “decepcionada com a perda”, mas segue comprometida com a “missão de conectar as pessoas à internet em todo o mundo”. No momento do acidente, o CEO Mark Zuckerberg estava no Quênia, discutindo justamente o tema do acesso à internet com funcionários do governo.

Confira o vídeo da explosão:

[ ABC News / Infomoney ] [ Fotos: Reprodução / ABC News / Infomoney ]

Jornal Ciência